Venha planear refeições connosco

Hoje em dia com a correria do trabalho, com as tarefas domésticas, com as crianças aos saltos e cheias de sono e às vezes ainda com o filho de quatro patas à espera para ir à rua, é normal chegarmos a casa em cima da hora do jantar e nem nos termos lembrado de descongelar a comida. E vontade de fazer?

Há dias que não apetece mesmo cozinhar… E quando, apesar de contrariadas, lá ganhamos umas forças e vamos fazer o jantarinho e…reparamos que não temos todos os ingredientes para fazer o que tínhamos pensado…. É tão frustrante! E decidir a refeição é fácil? Não tem a sensação que está sempre a comer o mesmo todos os dias?

Porque não planear? Sim, não custa nada! É verdade que nos vai ocupar tempo num determinado dia. Mas compensa todos os outros! Chegar a casa e ter tudo orientado tem muito trabalhinho por trás…Chegamos a casa e não temos que pensar o que ainda vamos fazer, já está pensado!! Dá-nos a liberdade de pensar com tempo no que comer, o que nos permite fazer refeições variadas e saudáveis.

A organização é fundamental e não é preciso sermos mega organizados, mas termos um frigorífico, um congelador e uma dispensa organizada não é difícil e dá-nos uma grande ajuda quando estamos a planear refeições. Com isto conseguimos saber o que temos em casa e o que precisamos comprar. Quem é que não foi ao supermercado e comprou um produto que achava precisar e, na realidade tinha dois ou três em casa?

Assim sendo, penso que é importante planear uma ementa semanal. Este planeamento ajuda-nos a definir tarefas e perceber o que podemos adiantar naqueles dias em que estamos mais disponíveis. Conseguimos também perceber o que temos no frigorífico e na dispensa, evitando que se desperdice comida (já foi falado aqui) e dinheiro.

 

  • Vamos pensar quantas refeições de carne e peixe queremos fazer.
  • Não se esqueça que há restos que podem ser aproveitadas para novas refeições.
  • Se gostam ou não de ter uma refeição temática por semana (por exemplo, a noite da pizza).

Aqui está um exemplo de uma semana, podem compô-la como mais desejarem.

Dia Almoço Jantar
Segunda Feira Carne Peixe
Terça Feira Carne Peixe
Quarta Feira Carne Peixe
Quinta Feira Carne Peixe
Sexta Carne Pizza
Sábado Quiche/Tarte Carne
Domingo Livre Petiscos/Restos

Em função do que gosta, do que é mais saudável e do que tem em casa para confeccionar, decide especificamente as refeições.

Dia Almoço Jantar
Segunda Feira Carne de vaca picada Bacalhau
Terça Feira Frango Massada de peixe
Quarta Feira Peito de peru Salada de pescada
Quinta Feira Frango Peixe no forno
Sexta Bifes de peru Pizza
Sábado Quiche/Tarte Bifes de frango
Domingo Capriche!!! Petiscos/Restos

Tente acrescentar sempre verduras às suas refeições seja sobre a forma de saladas, legumes salteados ou esparregados ou puré de legumes.

Acrescente a SOPA todos os dias!

Caso tenha espaço na sua arca poderá até preparar alguns pratos em quantidades maiores e congelar uma parte, para refeições futuras.

O facto de ter as suas refeições já prontas, ou adiantadas, irá permitir-lhe, por exemplo, jantar mais cedo e sem correrias, podendo a seguir preparar calmamente uma refeição para outro dia da semana.

Estas são apenas sugestões, que deverá adaptar ao seu próprio ritmo de vida!

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Cláudia WiY

Informação Biográfica

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