Temos de ter em atenção pois existem dois tipos de jejum.
O jejum calórico e o jejum metabólico.
Quando estamos num jejum calórico, estamos num jejum sem usar nada, sem comer nada. Não há ingestão de nenhuma caloria.
As únicas coisas que podemos ingerir serão os chás, água e cafés, sem qualquer tipo de açúcar, aromatizante, edulcorante ou adoçante adicionado. Ingerir tudo no estado mais puro.
Quando estamos num jejum metabólico, podemos estar a ingerir calorias mas são aquelas calorias que não vão afetar a insulina. São alimentos isentos de hidratos de carbono para que não façam a insulina subir. Neste jejum usam-se muito as gorduras, como por exemplo o café turbinado.
O café turbinado é feito com uma manteiga específica que lhe dá um gosto especial e prolonga o tempo de jejum com mais facilidade a muitas pessoas devido à gordura que é saciante.
O ideal para a perda de peso é um jejum clórico pois assim há a certeza que o corpo está a consumir a gordura do corpo e não a gordura do café tutrbinado por exemplo (que é feito com gordura). Pois neste caso o corpo deixa de precisar de consumir a gordura interna pois já lhe foi fornecida gordura externa. O organismo não vai ter de fazer nada para gastar gordura. Mas ,para quem não consegue tanto tempo de jejum sem o turbinado, mais vale ingerir o turbinado do que cortar o tempo de jejum mais cedo.
No entanto, quando a pessoa está a iniciar, quando ainda se está a adaptar ao jejum, e sente falta de energia e cansaço, o ideal será começar com o jejum metabólico para não desorientar o corpo que poderá ressentir com dores de cabeça, cansaço e falta de energia.