Romã, o Fruto da Juventude?

É um fruto extremamente saudável, não tem gordura nenhuma. Tem uma quantidade reduzida de hidratos de carbono que dão energia imediata. Tem um elevado teor de água o que nos ajuda a manter o corpo hidratado.

Na sua composição nutricional encontramos uma quantidade significativa de potássio o que adicionado à sua reduzida quantidade de sódio, ajuda-nos a repor o nível hídrico das células promovendo a saúde das células, melhora o sistema nervoso e muscular e reduz a tensão arterial.

É muito rica em antioxidantes que ajudam a controlar os níveis de colesterol e tem poder anti-inflamatório.

É uma fruta recomendada para diabéticos por ter um índice glicémico muito baixo, o que promove uma redução dos valores de glicémia no sangue, em diabéticos tipo 2, com o uso continuado de sumo de romã.

Valor Nutricional

Gengibre (100g)80kcal

Energia

83kcal

Água

77.9g

Proteínas

1.7g

Lípidos Totais

1.2g

Hidratos de Carbono

18.7g

Fibras

4g

Cálcio

10mg

Ferro

mg

Magnésio

12mg

Fósforo

36mg

Potássio

236mg

Sódio

3mg

Zinco

0,4mg

Cobre

0,2mg

Manganês

0,01mg

Selénio

0,5µg

Vitamina C

10.2mg

Vitamina E

0,06mg

Vitamina K

16,4mg

Sabe escolher a melhor das melhores ?

Escolha sempre as romãs que pesam mais em proporção ao seu tamanho. Não devem ter cortes nem estarem amolgadas. Devem apresentar uma casca rija e com cor viva.

Hoje, encontramos romãs o ano inteiro, no entanto a sua época começa agora, vai de Outubro a meio de Dezembro. Altura em que tem as cores mais vivas, um aroma delicioso e o sabor então nem se fala… Suculenta a puxar para o crocante com um suminho divinal.

Para conseguir aproveitar melhor todo o seu conteúdo, coloque 20 segundos no microondas, corte ao meio e esprema para uma taça todas aquelas sementes que nos prolongam a vida!

Incluí no meu pequeno almoço de hoje claro! Dá logo um despertar diferente. Adicionei ainda maçã com canela (Adoro!)

Romã – Semente Alimento – Semente Medicamento

  • Tem um grande poder nutricional e um grande poder de cura no nosso organismo.
  • Efeitos anti envelhecimento, devido à quantidade elevada de antioxidantes. Optar pelo sumo de romã pode ser a forma mais prática e deliciosa para comprovar este benefício.
  • Protecção para os Rins, pois impede danos nos rins e protege-os contra substâncias tóxicas introduzidas no organismo.
  • Protecção e regeneração do fígado, pois o sumo de romã não só protege o fígado, como ajuda na sua regeneração após ter sofrido lesões ou doença.
  • Melhora o sistema imunológico, é muito rica em vitamina C aumentando a protecção do organismo.
  • Propriedades anti-alérgicas uma vez que as romãs são ricas em substâncias chamadas polifenóis, que têm sido utilizados para reduzir os processos bioquímicos que estão relacionados com as alergias.
  • Protege contra doenças cardíacas, pois a romã melhora a habilidade do corpo de sintetizar o colesterol e destruir os radicais livres no sistema cardiovascular.
  • Protecção contra o cancro da próstata, pois o extracto e o sumo de romã originam a morte das células ligadas ao cancro.
  • Protecção contra o cancro da mama, o consumo de romã é um tratamento muito eficaz e natural para evitar a progressão do cancro.
  • Protecção contra o cancro de pele, o consumo de romã foi associado a uma diminuição nos principais tipos de cancro de pele (carcinoma basocelular e carcinoma de células escamosas).
  • Protecção de ADN, os antioxidantes e fito-nutrientes contidos nas romãs também interagem com o material genético protegendo-os.
  • Regula a protecção sanguínea, o extracto de romã pode ajudar a evitar aumentos da tensão arterial associados ao consumo de refeições com alto teor de gordura.
  • Regula o metabolismo, a romã ajuda a regular o açúcar no sangue, melhora a sensibilidade do corpo à insulina, diminui a inflamação e melhora inúmeros outros factores associados ao metabolismo. O seu mau funcionamento pode levar a doenças graves como a obesidade e a diabetes. As propriedades da romã tornam-na num poderoso aliado na perda de peso.
  • Propriedades anti-inflamatórias, o extracto de romã aumenta a eficácia contra bactérias gram-negativas, sendo que são estas bactérias as que mais resistem aos medicamentos.

Como podemos comer este delicioso fruto? De diversas formas. Como costumam fazer?

  • Ao natural, fresca e crua.
  • Misturada numa salada, para além de nutritiva ainda fica mais apelativa à vista!
  • Sumo de romã. O ideal é diluir em água para não haver picos de açúcar no sangue.
  • Adicione alguma água mineral com gás ao sumo de romã para substituir os refrigerantes.
  • Até como cobertura de um bolo fica fantástico e bonito!

Dica para descascar da Romã…

Faça Like na nossa página de Facebook

Cláudia WiY

Informação Biográfica

No Comments Yet

Leave a Reply