Apesar de já a conhecer há bastante tempo, só hoje me permiti a provar a quinoa. Porquê? Não sei. Talvez por falta de hábito e por ser um alimento pouco divulgado e logo, não se encontrar na minha lista de supermercado. Mas, vai passar a estar! Gostei muito!

É verdade, já a tinha comido em saladas mas, apenas por saber o quanto é bom para o nosso organismo. No entanto, comido desta forma, praticamente não tem sabor.

Vamos dar um pouco mais de atenção a este super alimento?

A quinoa é um alimento vegetal que se destaca por apresentar um elevado teor de proteínas, além de conter praticamente todos os aminoácidos essenciais que precisamos. De fácil cultivo, a quinoa aparece como um alimento super rico na dieta onde a proteína animal está ausente. Além de ser um alimento isento de glúten, tornando-se uma excelente opção para as pessoas que são intolerantes.

Os incas se referiam-se à quinoa como a “mãe de todos os grãos”. Este cereal teve uma grande importância para as civilizações pré-colombianas andinas, sendo superada somente pela batata. Apresenta uma boa diversidade de uso. Os grãos de quinoa podem ser tostados e transformados em farinha para fazer pão e outros alimentos. Cozida, também pode ser adicionada a sopas e saladas. A alta gastronomia contemporânea já adoptou o grão nas ementas e a quinoa faz sucesso por onde passa.

Vamos ver alguns dos seus benefícios:

  • Pacote de proteínas: a quinoa é um grão super proteico! Isto é excelente para complementar a dieta. Ela ainda possui aminoácidos essenciais ao nosso organismo.
  • Rica em fibra: Em 30 gramas do grão cru, temos 1,53g de fibras. Uma dieta rica em fibras é importante para a saúde e para quem quer perder aqueles quilinhos extras.
  • Cálcio: Não é somente nos derivados do leite que encontramos cálcio. O cereal ainda possui boas quantidades do mineral. Como outros alimentos que contêm cálcio, a quinoa também é importante no no sistema esquelético e na formação dos dentes.
  • Antioxidante: a quinoa é um poderoso antioxidante, por apresentar bons níveis de cobre e magnésio. Estas duas substâncias auxiliam na produção da superóxido dismutase, que é uma enzima importante no nosso corpo.
  • Livre de Glúten: a quinoa aparece como alternativa fantástica para quem tem intolerância a esse composto.
  • Benefícios nutracêuticos: Além de proteínas e nutrientes, estudos revelam que a quinoa contem polifenóis, flavonóides e fitoesteróides, benéficos para o organismo.
  • Saciedade: A quinoa possui um baixo índice glicémico, fazendo com que o seu açúcar seja lentamente absorvido pelo corpo. E isso é excelente para quem faz dietas.
  • Rica em minerais: Fonte de ferro, manganês, fósforo e de magnésio, actua na prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Anti-inflamatória: solução para as pessoas que têm problemas de alergia ao glúten ou irritação intestinal por produtos derivados do trigo.
  • Fácil de servir: Apresenta uma variedade de usos para o dia a dia. Saladas, sopas, pratos quentes, pães, também pode ser utilizada nas frutas e doces.

Prontas para adicionar a quinoa à lista de compras? Eu vou passar a comprar a granel em lojas de produtos naturais, mas podemos encontra-la nos supermercados, no entanto o preço costuma ser mais elevado.

Quinoa (100g grão)

Quinoa (100g farinha)

Calorias

335

364

Hidratos de Carbono(g)

68

71

Proteinas (g)

12

11

Lípidos (g)

5

4

Cálcio (mg)

112

94

Fósforo (mg)

286

129

Ferro (mg)

7.5

5.6

 

Faça Like na nossa página de Facebook

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on pinterest
Share on Pinterest
Share on whatsapp
Share on WhatsApp

Deixe uma resposta