Emagrecer é perder peso?

Sempre que pensamos em emagrecer pensamos em perder peso. Mas será que isso está certo? Será o peso o único ou o melhor caminho?

Massa muscular vs Massa gorda

Não podemos esquecer que os músculos pesam mais do que a gordura e ocupam menos espaço. Assim sendo, antes de nos pesarmos com o intuito de controlar o peso, é importante que tiremos as medidas.

Sempre que iniciar uma actividade física, é crucial fazer o registo de determinadas medidas. É comum, após o inicio de exercício físico, seja ele musculação, corrida ou até mesmo aeróbica, aumentarmos 2kg a 3kg de massa corporal.
A roupa sente-se e vê-se mais larga e folgada mas o peso aumenta.

No entanto, temos de ter em conta que o exercício promove o aumento de massa muscular e que esta pesa bastante mais do que a massa gorda mas ocupa menos espaço. Assim, já perdemos peso, já houve emagrecimento mas pesamos mais. Até ficamos frustrados! Mas não podemos desistir pois os resultados estão lá, mas em vez de serem designados pela balança , são ditos pelas medidas.

Portanto, antes de se pesar na balança, tire as suas medidas pois estas falam mais do que a balança, este é o método menos confiável para saber se perdemos gordura.

O tecido muscular é magro e desempenha um papel muito mais activo no metabolismo que o tecido gordo, porque gasta mais energia. Então, se aumentarmos a massa muscular o organismo passa a gastar mais calorias em repouso. Quanto maior for a quantidade de massa muscular, mais calorias o organismo queima, e maior o seu metabolismo basal.

Então, tiro as medidas e já está? Não! Há um conjunto de outros indicadores que reflectem a boa forma física.. IMC, Percentagem de Massa gorda, Racio Cintura / Altura e outros.

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Cláudia WiY

Informação Biográfica

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