fbpx

O meu programa de exercícios caseiro!

Faz perder calorias?? Nem imaginam quantas…

 

Algumas pessoas têm-me questionado sobre o programa de exercícios caseiros que estou a fazer.

Sim, é possível fazer exercícios em casa e entrar em forma.

 

Exercício em casa não funciona!

Quantas vezes já ouviram essa frase? Eu já perdi a conta. Embora a fórmula mais usual para emagrecer (ou perder gordura corporal) seja alimentação equilibrada + exercício físico, nem sempre esta mesma fórmula é ideal para todas as pessoas.

Eu adoro ir ao ginásio e fazer tudo e mais alguma coisa! No entanto, devido a tantos afazeres no dia a dia é praticamente impossível conseguir 2 horas para perder em ginásio. Mas, como detesto estar parada tive de arranjar solução, e hei-la!! Logo de manhã, enquanto tudo dorme consigo todo o tempo do mundo só para mim e muitos saltos! O exercício dá-me prazer e sim, vicia muito!

Comecei a procurar formas alternativas de me exercitar e entre elas descobri os exercícios da Beachbody, com o Shaun T. Embora muitas pessoas digam que eles não funcionam, a realidade é bem diferente e, facilmente, iram encontrar grupos nas redes sociais de praticantes que têm sentido na sua prática grandes mudanças.

Fazer exercício em casa é fácil

Não. Não é nada fácil. Pelo contrário, precisamos ter muita disciplina e dedicação ou então não funciona . Não adianta colocar o dvd e não dar o máximo de si nos exercícios, ou ficar pausando cada vez que se sentir cansado ou ainda não seguir o calendário proposto. Para termos resultados temos de nos dedicar. Não há ninguém a quem tenhamos de mostrar resultados senão a nós próprios, pelo que apenas depende de nós.  Por isso, talvez, muitas pessoas dizem que os exercícios em casa não dão resultado, porque – talvez-  estejam em à procura de milagres. Infelizmente eles não existem.

O que é o Insanity Max 30?

Dito e compreendido tudo isto, vamos falar do programa que eu estou a fazer. Ele chama-se Insanity Max 30 e é criado e orientado pelo Shaun T, coreógrafo e Personal trainer norte americano, reconhecido pelos seus vários vídeos de treino.

O Insanity Max 30 é da mesma família do Insanity (o programa mais famoso do Shaun T) e usa a metodologia HIIT para elevar os batimentos cardíacos e promover o aumento da transpiração.

O objetivo do programa é matar-te é aumentar a nossa condição física, diminuir medidas, reduzir a percentagem de massa gorda e definir, sem duvida definir! Para isto, devemos seguir o calendário de 2 meses de treino, 6 vezes por semana. Os exercícios são de alta intensidade e misturam agachamento, flexões, saltos, socos  e muitos outros. Cada série é realizada por um determinado período de tempo e a intenção é que consigamos atingir o “max out”, ou seja, que cheguemos ao ponto em que é impossível realizarmos mais um único movimento.

Quando der “max out”,  sem termos chegado ao final, devemos anotar o tempo que aguentamos, respirar uns 10 segundos e retornar a acção. Com o tempo, conseguimos comparar a evolução dos “max out” e, consequentemente, da  preparação física.

Insanity Max 30 e as variações

Eu escolhi este programa principalmente devido as suas variações. Ele conta com a possibilidade de acompanhar a sessão com uma imagem em simultâneo que mostra  os exercícios modificados, nomeadamente os mesmos exercícios praticados pelo Shaun T mas de uma forma mais leve para que de inicio todos consigam acompanhar.  Para quem tem problemas de ligamentos ou joelhos  estes exercícios de com baixo impacto são muito bons, os ideais! Permitem que continuem a dar o máximo sem se lesionarem.

Caso não tenha nenhum problema de ligamentos ou de coluna ou joelhos, podemos seguir os exercícios na versão sem modificações. O importante é fazer no máximo do nosso  limite.

O Insanity Max 30 é para todos?

insanity-max-30-before-and-afters

Não. Como eu disse, o objectivo do programa é fazer com que ganhemos uma melhor condição física, percamos medidas, consigamos definir e queimar gordura. Se o objectivo é ganhar massa muscular, então o recomendado é praticar exercícios com peso.

No Insanity Max 30 não irá precisar de nenhum equipamento e irá treinar apenas com o peso do seu corpo. Por isso, ele não é indicado para a hipertrofia (ganho de massa).

Além disso, ele é indicado para pessoas que gostam de praticar atividades diferentes das tradicionais e que tenham disciplina e força de vontade para praticarem os exercícios um professor.

Mas, acredite, embora esteja sozinho, o Shaun T é um óptimo motivador, ele passa o vídeo inteiro a conversar e explicar os exercícios bem como a dar ânimo e força para chegarmos ao “max out”.

Mas, como todos os exercícios, claro, este também deverá ser feito com cautela. Antes de mais nada é bom verificar com um médico as suas condições de saúde e fazer tudo ao seu ritmo, para não ter nenhum tipo de problema. Não se esqueça, também, de se alimentar correctamente para poder tirar o máximo de proveito da sua actividade física.

Lembre-se que, o mais importante é sentir-se bem, independente de estar a fazer exercícios num ginásio, exercícios em casa, pedalar ou correr.

Programas Mensais

Já pensou em fazer exercícios em casa? 😉

Cláudia WiY
Cláudia WiY

Informação Biográfica

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d bloggers like this: