Já fez pão? Não? Então experimente!!! Se tem filhos pequenos, faça com eles… senão faça você mesmo pelo prazer de meter a mão na massa e libertar o stress da semana.. É incrível!!!

Ingredientes

  • 225 g de farinha de trigo integral
  • 225 g de farinha de trigo branca
  • 1 colher de chá de sal
  • ½ colher de chá de açúcar
  • 7 g de fermento biológico seco instantâneo (pode não ser biológico)
  • 300 ml de água morna, ou conforme a necessidade

Modo de preparação:

Numa tigela, peneire as farinhas e o sal, depois junte o açúcar e o fermento. Faça um buraco no centro da farinha e despeje nele bastante água morna para obter uma massa mole.

Transfira a massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e amasse-a durante 10 minutos ou até ficar lisa e elástica. Ponha a massa numa tigela levemente untada e cubra-a com um pano. Deixe-a fermentar num local aquecido durante 1 a 1½ hora ou até ter dobrado de volume.

Coloque a massa crescida na superfície de trabalho levemente enfarinhada e insira o punho fechado, como se desse um soco. Depois sove-a novamente por 2 a 3 minutos. Divida-a em 10 pedaços e molde-os em formato de bolas. Abra cada bola, formando um pão oval com cerca de 5 mm de espessura. Deixe-os na superfície enfarinhada para que cresçam à temperatura ambiente cerca de 30 minutos.

Quando o tempo de crescimento estiver a terminar, aqueça o forno a 230°C. Ponha no forno 3 tabuleiros antiaderentes (ou 3 tabuleiros enfarinhados) para aquecê-los durante 5 minutos. Disponha os pãezinhos árabes nos tabuleiros quentes e leve ao forno cerca de 8 a 10 minutos ou até estarem firmes e dourados.

Coloque-os numa grade metálica para arrefecer. Sirva-os quentes ou aqueça-os na frigideira, na grelha ou na torradeira, se necessário. O pão árabe é melhor se for consumido no dia em que foi feito, mas pode ser conservado durante 2 dias, embrulhado em papel de alumínio.

Rende: 10 unidades

Divirta-se e Faça Like na nossa página de Facebook

Cláudia WiY
Cláudia WiY

Informação Biográfica

No Comments Yet

Leave a Reply

%d bloggers like this: