Overnight Oats – Uma moda saudável

Já experimentou os Overnight Oats? Sabe o que é? São deliciosos, facílimo de fazer (e económicos) e muito saudáveis! São um dos meus pequenos almoços favoritos! Ah, e não dão trabalho nenhum! Fazem-se sozinhos enquanto dorme!

O que são os Overnight Oats?

Os Overnight Oats são um mix de flocos de aveia, feitos de véspera e deixados no frigorífico, a que se acrescentam uma serie de ingredientes que estarão limitado apenas pela sua imaginação… poderá juntar iogurte, fruta, frutos secos, especiarias, sementes, mel e outras coisas boas que tenha à mão… Com pepitas de chocolate (poucas!) fica delicioso!

Demorei algum tempo a “aceitar” a ideia de comer aveia fria, mas após provar… rendi-me! Os flocos de aveia, misturados com fruta vermelha, com iogurte cremoso e algumas sementes é incrível, sacia dando a ideia de ter ficado satisfeita e cheia de energia, promovendo o correcto funcionamento da barriga! São só vantagens se não nos perdermos nos ingredientes que usamos!

Então, e como se faz?

É super fácil de fazer! Faça à noite, preferencialmente de véspera sendo que se for numa embalagem hermética, consegue para dois dias. Use um frasco com tampa (ou uma tigela e no final tape com película aderente), coloque os ingredientes em camadas. Eu, por exemplo gosto de colocar iogurte grego magro… coloco uma camada de flocos de aveia, cubro com iogurte (pode por leite, mas não gosto tanto…), coloco framboesas ou amoras ou outras frutas que tenha à disposição (pêra, maça, banana, etc…), mais um pouco de aveia a cobrir e mais um pouco de iogurte… por vezes “tempero” o iogurte com canela em pó ou com umas pepitas de chocolate… Uma dica: coloque os frutos secos apenas no momento em que vai comer, dessa forma consegue manter o crocante!

A quantidade de camadas que coloco depende muito do que pretendo para o dia seguinte… já fiz uma versão reforçada para um dia que não iria ter tempo para almoçar…. Sim, nem sempre nem nunca, mas os Overnight Oats bem recheados podem substituir uma refeição rápida e são muito mais saudáveis (e económicos).

Depois de ter o frasco devidamente fechado, coloque no frigorífico e deixe até ao dia seguinte. O resultado é incrível!

A receita

Há um artigo já com alguns anos, mas muito actual, da Joana Roque no seu blog sobre os Overnight Oats com uma recita deliciosa. E dá umas dicas muito boas!

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Overnight Oats de Frutos vermelhos
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Tempo Preparação 5 minutos
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Instruções de preparação
  1. Num frasco com tampa, devidamente seco e esterilizado, coloque metade da quantidade de aveia.
  2. Coloque as amoras e cubra-as com iogurte deixando-as totalmente tapadas
  3. Poderá temperar o iogurte com um pouco de canela
  4. Coloque a outra metade da aveia
  5. Coloque as framboesas e cubra-as com iogurte deixando-as totalmente tapadas
  6. Coloque algumas sementes de sésamo (e canela se assim desejar)
Recipe Notes

Após terminar a preparação, feche o bem frasco e coloque-o no frigorífico de um dia para o outro

Factos Nutricionais
Overnight Oats de Frutos vermelhos
Quantidade Por Porção
Calorias 266 Calorias Lípidos 45
% Valor Diário*
Gorduras totais 5g 8%
Saturated Fat 1g 5%
Polyunsaturated Fat 1g
Monounsaturated Fat 1g
Cholesterol 10mg 3%
Sodium 47mg 2%
Potassium 209mg 6%
Total Carbohydrates 42g 14%
Dietary Fiber 7g 28%
Sugars 8g
Protein 15g 30%
Vitamin A 0.5%
Vitamin C 8%
Calcium 17%
Iron 4%
* Os Valores Diários Percentuais são baseados numa dieta de 2000 calorias.
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Como já indiquei, podem ser usadas para pequeno almoço ou mesmo uma refeição rápida e podem, com algumas alterações aos ingredientes, fazer uma sobremesa linda e deliciosa!

Bom apetite!

Cláudia WiY

Informação Biográfica

14 Comments
    1. Fazem muito bem e são extremamente práticos! E conseguem saciar e ficamos sem fome durante bastante tempo o que é bom pois evitamos comer determinados snacks que não nos fazem bem 😉
      Beijinho grande

    1. A aveia crua é geralmente mais difícil de mastigar, mas existem maneiras de deixa-la macia. Misture uma chávena de aveia com 2 chávenas de água fria, deixe descansar pelo menos duas horas, embora o ideal seja uma noite inteira. No dia seguinte, colocar tudo num processador de alimentos e faça um creme. A aveia crua não será tão doce como quando é cozida, mas pode adoçar com mel ou açúcar mascavado ou doce.
      Pode também misturar com iogurtes e frutas secas para fazer um lanche saudável.
      Pode cozinhar previamente a aveia com leite e depois fazer o overnight como mais gostar.
      No entanto, as propriedades da aveia crua e cozida são bastante diferentes:

      – Por 100g de aveia CRUA possui: 60 Hidratos de carbono / 15.6 Proteínas / 7.8 Gorduras / 373 kcal.
      Um valor excelente, um alimento completo, porém o simples facto de a cozinhar altera tudo!
      – Por 100g de aveia COZIDA: 11 Hidratos de Carbono / 1 Proteínas / 1.2 Gorduras / 70 kcal.
      Vai depender das suas intenções nutricionais, no entanto, se gosta de ambas as formas alterne que cozer não faz mal, dá-lhe é menos nutrientes.

    1. Tirando o leite pode sempre fazer com iogurte o que é um derivado do leite. Quanto ao leite fazer bem ao mal, é um pouco controverso. Sinceramente ainda não consigo ter uma opinião formada. Não sou amante de leite é um facto e raramente bebo. Sempre que estive grávida tive uma imensa vontade de o beber e bebia todas as manhãs praticamente. Nasceram e voltei a não conseguir beber. Não só de extremos e dou leite de manhã aos meus filhos, cerca de 200ml. Penso que até aos 14/15 anos esta porção diária não lhes vai fazer mal. Opto pelo leite vigor meio gordo pois é o pais chegado ao leite do dia.

    1. E faz muito bem 😉 . Temos de ser criativos e aos poucos conseguimos perceber o que nos faz bem ou não. Opte sempre por produtos frescos. Coloque oleaginosas e também uma fruta que goste. 🙂

  1. Eu costumo deitar duas colheres de sopa de aveia no iogurte líquido e só na manha seguinte coloco por cima os restantes ingredientes, polvilhando por fim com canela, amêndoas ou nozes. Assim a aveia fica mais macia e é um pequeno almoço delicioso e saciante. Experimentem e nunca mais vão querer saber do tradicional café com leite e pão com manteiga!!!

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