Óleo de Côco Ajuda a Perder Peso?

Um dos maiores benefícios do óleo de côco é a sua capacidade de estimular o metabolismo do corpo humano, e isso ajuda a emagrecer.

A maioria das pessoas fica confusa, pois 90% do óleo de coco é gordura saturada. O que é que ele faz para perdermos peso?

 As gorduras não são todas iguais. O óleo de côco emagrece devido à sua estrutura química, diferente de outros óleos e gorduras. Vou explicar melhor: o óleo de côco é composto quase na sua totalidade por trigliceridos de cadeia média (TCM), também chamados de ácidos gordos de cadeia média.

O óleo de côco é a fonte mais rica de TCM da natureza. Não há alimento mais rico em TCM do que o óleo de coco (tirando o leite materno).

Em comparação, a maioria dos outros óleos vegetais são formados por trigliceridos de cadeia longa (TCL), ou ácidos gordos de cadeia longa.

Há várias razões por que as trigliceridos de cadeia longa não sejam tão saudáveis como os TCM do óleo de côco:

  • As TCL são mais difíceis de digerir. O corpo tem mais trabalho para transportá-las e precisa de enzimas para digeri-las.
  • As TCL exigem mais esforço do pâncreas e do fígado.
  • As TCL são predominantemente armazenadas no corpo como gordura. (É por isso que muitas pessoas acham que toda a gordura automaticamente “engorda”. Não são todas, apenas as trigliceridos de cadeia longa.)
  • As TCL podem ser depositadas como placas nas artérias.

Por outro lado, as trigliceridos de cadeia média do óleo de côco são muito mais saudáveis porque:

  •  As TCM são menores. Elas atravessam as membranas celulares facilmente e não precisam de lipoproteínas ou enzimas para serem utilizadas pelo seu corpo.
  • As TCM são facilmente digeridas e reduzem o esforço do seu sistema digestivo. Isto é importante para pessoas com problemas de metabolismo e digestão.
  • As TCM são enviadas para o fígado, onde são imediatamente convertidas em energia, em vez de serem armazenadas como gordura.
  • A TCM do óleo de côco emagrecem ao estimularem directamente o metaõbolismo do nosso organismo.

Como o óleo de côco emagrece?

As razões para isto são simples:

1 – Gorduras de cadeia longa são quase sempre armazenadas, enquanto as de cadeia média são usadas como energia.

2 – Como o óleo de côco ajuda a estimular o metabolismo, podemos queimar mais calorias por dia, o que ajuda a acelerar a perda de peso, além de aumentar os níveis de energia também.

O óleo de côco muitas vezes é comparado com os hidratos de carbono devido à sua  capacidade de ser usado como energia pelo corpo. No entanto, ao contrário da digestão dos hidratos de carbono, o corpo não precisa da insulina no metabolismo das trigliceridos de cadeia média. Isto é óptimo para quem se preocupa em manter estáveis os níveis de açúcar no sangue ou tem problemas de diabetes.

Devido ao seu efeito metabólico, o óleo de côco aumenta a actividade da tiróide para além de facilitar a perda de peso.

Um metabolismo acelerado traz muitas vantagens para o corpo. O sistema imunológico funciona melhor, a regeneração celular fica mais rápida e todo processo curativo e anti-inflamatório fica mais ágil.

Atenção para as pessoas que sofrem de hipertiroidismo, que por já terem o metabolismo muito acelerado não devem ingerir este tipo de alimentos, como é o caso do óleo de côco entre outros. Veja aqui, nos alimentos termogénicos.

Qual a forma correcta de usar?

O óleo de côco emagrece se usado correctamente… se usado de forma errada, vai contribuir para o aumento do seu peso.

É errado pensar que o óleo de coco é um comprimido mágico enquanto continuar a fazer um estilo de vida sedentário, alimentando-se mal e a achar que vai emagrecer da noite para o dia. O óleo de côco é calórico, e somado a uma alimentação muito calórica, vai contribuir para o ganho de peso.

O correcto é usar o óleo de côco em conjunto com uma alimentação saudável e um programa de exercícios físicos. Substitua o óleo vegetal pelo óleo de coco na cozinha. Use o óleo de coco na salada. Substitua a margarina pelo óleo de côco. Pode mesmo tomar uma colher de óleo de côco.

Apenas não exagere nas calorias!

 

Melhor opção: coma directamente numa colher

 

Quanto tomar? Tome uma a duas colheres de sopa por dia e irá ver resultados. Mais que isto é desnecessário e pode prejudicar os seus esforços caso queira perder peso.

O ideal é começar aos poucos, porque o óleo de côco pode aumentar o trânsito intestinal a quem não está habituado a digerir gorduras. Comece com 1/2 colher por dia e vá aumentando aos poucos, até chegar às duas colheres. No entanto, convém sempre usar o bom senso no que diz respeito a quantidades.

Outra opção: cozinhe e espalhe na comida  

Outra forma  prática de ingerir o óleo é cozinhar com ele. O óleo de côco é uma gordura muito estável e resistente à oxidação (não vai ficar rançoso facilmente).

Ele é tão estável que ao ser usado no fogão é 12 vezes mais resistente à oxidação que o óleo de canola, 16 vezes mais que o óleo de soja e 300 vezes mais resistente que o óleo de linhaça!

Usado na cozinha, o óleo de côco pode ser reaquecido sem produzir radicais livres. Ou seja, pode usar o óleo de côco para fritar.

Caso você deseje fazer molho para saladas, é recomendável misturar azeite, para que o óleo não solidifique tão facilmente à temperatura ambiente.

Enfim, use a sua criatividade. Substitua alguns óleos vegetais pelo de côco, faça testes… experimente.

Tem uma grande contra indicação, é muito mais caro!

 

Cláudia WiY

Informação Biográfica

No Comments Yet

Leave a Reply