O Sono e o Peso

Dorme mal? Sim? Então saiba que tem mais propensão a ganhar peso do que uma pessoa que mantém um registo de sono regular.
Querem a versão curta ou a mais longa?

Então fiquem a saber que dormir pouco dá fome e faz comer mais!

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition que refere que as pessoas que são privadas de sono são mais propensas à ingestão de Snacks ricos em hidratos de carbono.

O sono está para o cérebro como a nutrição está para o corpo.

Em media, uma pessoa necessita entre 7 a 9 horas de sono por noite. Durma menos do que isto e poderá ser a sua cintura a sofrer. Porque? Porque a insuficiência de sono vai influenciar duas hormonas em particular: Grelina e a Leptina

A Grelina, também conhecida por Hormona da Fome ou Hormona da Satisfação, funciona de forma muito simples: é o relógio que diz ao cérebro que está na altura de comer. Ao dormirmos pouco, o nosso corpo produz mais Grelina e nós comemos!

Ja a Leptina manda pousar os talheres, é uma hormona que regula a saciedade sendo produzida pelos adipócitos (células do tecido gordo). Dá a indicação ao cérebro da quantidade de energia acumulada na nossa massa gorda. É fundamental para a regulação do apetite tendo um ritmo fisiológico próprio, aumentando ao anoitecer com a indicação de comer menos (ou não comer) durante a noite. Ora, quando o ritmo de sono é irregular ou não dorme as horas necessárias, o cérebro deixa de respeitar as informações proveniente desta hormona acabando por ingerir mais.

São estes desequilíbrios destas 2 hormonas que fazem com que, quando dormimos pouco, nos sintamos com mais apetite, mais propensos a fazer asneiras e comer aqueles chocolates ou aqueles bolos!

Mas há outras condicionantes não menos alarmantes na falta de sono: está provado que a privação de sono por um período de 4 dias afecta a capacidade do organismo em produzir insulina em cerca de 30%. Assim, a capacidade da insulina transformar açúcares em energia desce, aumentando a necessidade de ingestão de açucares e hidratos, e por incapacidade de transformação, estes são “armazenados” como gorduras.

Aumente as horas de sono, reduza cm as medidas!

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Cláudia WiY

Informação Biográfica

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