O Poder do Cacau

Pensam em cacau, pensam em chocolate…certo?

E eu amo de paixão! Quem não ama?

Hoje vou falar um pouquinho sobre este fruto maravilhoso e saudável que dá origem ao nosso querido chocolate e desperta paixões em todo o mundo.

É verdade! O cacau e os seus derivados são saudáveis sim! Basta sabermos aproveitar.

O que faz esta fruta ser tão nutritiva? Os benefícios do consumo de cacau estão relacionados com a presença de antioxidantes fenólicos. São os polifenois, do tipo flavonóides, presentes no cacau que o fazem tão saudável e nutritivo.

E falando em antioxidantes, descobri que existe um teste laboratorial que mede a capacidade de absorção de radicais por uma determinada substância, chamado ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity). Esta tabela abaixo mostra os top alimentos com maior teor antioxidante para o organismo. Reparem quem está na liderança!! O nosso querido cacau, e em terceiro o chocolate amargo.

Então saibam que o consumo moderado de chocolate pode ajudar a dieta e promove a saúde! Porém, é preciso saber escolher, pois o que faz o chocolate ser gordinho e calórico, não é apenas o cacau, mas todos os ingredientes adicionados para a fabricação do mesmo, como o açúcar e a gordura. Então, quanto maior a concentração de cacau no chocolate, mais amargo ele é e mais rico em nutrientes para a nossa saúde.

A classificação do chocolate é a seguinte:

  • extra amargo: 75 a 85% de cacau
  • amargo : 50 a 75% de cacau
  • meio amargo: 35 a 50%
  • de leite: menos de 40% de cacau

Ah! Temos também o cacau em pó 100%.

Vamos ver os benefícios do cacau:

  • Tem uma poderosa acção antioxidante no organismo, neutraliza os efeitos de estragos celulares causados pelos radicais livres (advindos do stress, má alimentação, poluição, inflamações, obesidade).
  • Auxilia a vasodilatação sanguínea que em conjunto com as outras acções podem prevenir doenças cardiovasculares. Ajuda também a diminuir os níveis de LDL (mau colesterol ).
  • Previne o cancro: O chocolate amargo pode possuir 3600ug de polifenóis do cacau e são estes polifenóis que também ajudam na prevenção da doença.
  • Na gravidez, o cacau pode ajudar na prevenção da pré-eclâmpsia (hipertensão). Alguns estudos sugerem que mulheres que consomem cacau ao menos 5 vezes na semana, têm 40% menos hipóteses de desenvolver o problema.
  • Eleva os níveis de serotonina, dopamina e feniletilamina no sistema nervoso central, gerando aquela maravilhosa sensação de bem estar que todos adoramos!
  • Contém substâncias, como a 2-feniletilamina e a N-aciletanolamina, que actuam nos receptores do sistema nervoso central que estimulam a vontade de comer doces inibindo-os! E assim, conseguimos controlar com mais facilidade o desejo por açúcar, o que é óptimo para quem quer emagrecer!
  • Estimula a libertação de endorfinas e aumenta a disposição mental, melhorando o humor e os quadros de depressão.
  • Além disto, ele também é aliado na beleza! Com um alto poder hidratante, o cacau combate os radicais livres, evitando a oxidação das células.

Apesar de tudo isto, devemos de o consumir com moderação. Em 100 gramas de chocolate, temos cerca de 600 calorias e o consumo diário dentro de uma dieta equilibrada não deve passar de 30 gramas, dando sempre preferência ao chocolate amargo que tem uma concentração de açúcar muito mais reduzida para além de ser rico em antioxidantes.

E por tudo isto e mais alguma coisa vejam a sobremesa deliciosa! Acreditem, fica mesmo boa e tem poderes de não engordar !!!! A receita já foi falada aqui.

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Cláudia WiY

Informação Biográfica

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