O Poder das Oleaginosas

As oleaginosas estão na moda e são super saudáveis, é pena serem tão carotas….

E sabem o que eu mais gosto nelas? É que são práticas e perfeitas para o lanche, pois dão para levar para qualquer lugar. Eu ando sempre com uma caixinha com nozes na mala.

As variedades são muitas! Podemos escolher entre nozes, avelãs, amêndoas, amendoins, pistachios, macadâmias e cajus. Que delícia!

Além da serem práticas, as oleaginosas têm um papel importante na nossa dieta. São ricas em gorduras boas indispensáveis ao nosso organismo, e são essas gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas que fazem as oleaginosas serem super aliadas às dietas de emagrecimento, pois ajudam a equilibrar os níveis de glicose no sangue e aumentam o metabolismo estimulando a queima de gordura.

Vamos ver os benefícios!

Reduzem o mau colesterol (LDL) e aumentam o bom colesterol bom (HDL), reduzindo as hipóteses de formar placas de gordura no sangue. São também óptimas fontes de vitaminas e minerais, como fósforo, cálcio, zinco , vitaminas A e B.

Possuem propriedades antioxidantes e combatem infecções do organismo. Auxiliam a circulação sanguínea e a saúde cardiovascular.

Elas tem o poder de retardar o envelhecimento natural . Possuem triptofano, um aminoácido essencial responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor que nos deixa relaxados e calmos. Melhoram o sistema imunológico, ajudam na produção de hormonas da tiróide e reduzem o risco de cancro.

E o melhor: dão-nos a sensação de saciedade, enviando a vontade de comer para bem longe por um tempinho!
Muitas pessoas não consomem oleaginosas pelo alto valor calórico que elas possuem. Porém, temos que considerar que a porção ideal é pequena e ninguém deve abusar da sua ingestão. Eu costumo comer cerca de 15 a 20 gramas por porção, dependendo da hora do dia.

Todos sabemos que as oleaginosas são caras, mas temos de pensar que não vamos comer todas de uma vez! Como tudo, tem de ser de uma forma moderada e em pequenas porções. Em média, 1kg de oleaginosas custa € 30,00. Se formos comer 15g gastaremos 0,45 cêntimos. Mais barato que muita comida que só nos faz mal certo?

Uma super dica que adoro é fazer um mix com vários tipos de nuts, como eu as chamo com carinho. Dá pra separar em saquinhos ou potinhos e levar para todos os lugares.

E vocês? Costumam consumir oleaginosas? Quais as preferidas?

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Cláudia WiY

Informação Biográfica

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