fbpx

Aqui está mais um mito  da alimentação. É importante perceber que nenhum alimento ”engorda” e sim alguns alimentos são mais calóricos do que outros. O que faz ”engordar” é o excesso de calorias acumulado por um período de tempo.

Quando queremos manter peso e até emagrecer pouco peso, não temos de nos proibir de determinados alimentos. Precisamos perceber que se ingerirmos algo menos bom hoje amanhã comemos melhor e não podemos deixar de nos exercitar para que os alimentos mais calóricos possam ser eliminados mais rapidamente. Claro que se os evitarmos os resultados são mais rápidos.

Assim, o pão deve ou não ser torrado?

É muito frequente fazerem-me esta pergunta. Inclusive, a maioria das pessoas acreditam que as tostas engordam muito menos do que o pão e que por isso as podem consumir à vontade.

No entanto, a realidade é diferente, pois o pão ao ser torrado apenas perde água (perdendo algum peso) mas os hidratos de carbono de absorção lenta não sofrem alterações, pelo que o valor calórico não é alterado.

No entanto o pão fresco de centeio apresenta um Índice Glicémico de 50 e o pão de centeio torrado apresenta um Índice Glicémico de 90, o que torna este último menos indicado.

O pão ao ser torrado (e virar torrada) apenas perde água e por isso torna-se mais leve. Como a torrada é mais leve, dá a sensação de que comemos menos, e aqui está o perigo.

Uma bolinha de pão de mistura (50g) tem cerca de 125 Kcal, enquanto que 5 tostas integrais (35g) também têm cerca de 125 Kcal. A tendência às tostas terem uma maior quantidade de calorias é grande devido a serem isentas de água.

Ao ser torrado o pão torna-se mais fácil de digerir, pelo que é mais aconselhável em determinadas situações, como por exemplo numa gastroenterite ou numa crise de gastrite.

Para quem está a tentar emagrecer, é preferível comer o pão sem ser torrado, pois desta forma a sensação de saciedade é maior e o organismo gasta mais alguma energia na digestão, contribuindo assim para ajudar na perda de peso.

Muito importante é o que se coloca no pão. Prefira queijo magro, creme de soja, fiambre de aves e compotas ou marmelada sem açúcar.

 

Assim, o pão torrado ou tostado em nada beneficia a dieta.

Cláudia WiY
Cláudia WiY

Informação Biográfica

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

%d bloggers like this: