O chá verde é uma óptima alternativa para quem quer perder peso e ganhar saúde, mas recentemente descobriu-se uma nova indicação para esse poderoso elemento natural. Existem substâncias do chá verde que contribuem para a fertilidade. Seria o chá verde mais um aliado das tentantes?
Se você está a tentar engravidar, pode ser agradavelmente surpreendida ao saber que o uso de chá verde a pode ajudar a alcançar seu objetivo. A pesquisa, que liga o chá verde ao aumento da fertilidade tem sido muito discutida e demonstra sua veracidade. Um dos principais factores de tal benefício, sugere que os polifenóis e hipoxantina, que são os dois principais ingredientes do chá verde, podem causar um aumento no percentual de embriões viáveis. Polifenóis também atuam como antioxidantes que podem ajudar a se livrar de toxinas indesejadas no corpo. Eles reparam e minimizam o dano oxidativo que ocorre na maioria dos nossos órgãos, alimentação, stress corporal e ao envelhecimento, o que é óptimo para o corpo em geral, e não apenas com os problemas de fertilidade.
Duplica as hipóteses de engravidar
Também é possível duplicar as hipóteses de engravidar bebendo uma chávena de chá verde todos os dias, após as refeições. A maturação dos óvulos também pode ser aumentada, os tornando mais férteis.
Estudos também têm mostrado que o chá verde é capaz de aumentar a contagem de espermatozoides bem como a motilidade dos mesmos.
Amadurecimento dos óvulos
Tratando-se de chá, os benefícios são sentidos não apenas pelas substâncias contidas, mas também pelas substâncias não encontradas. A cafeína por exemplo, é encontrada em outras bebidas em quantidade muito maior do que no chá verde, e já sabemos que a cafeína pode trazer uma série de efeitos negativos sobre o corpo quando se tenta engravidar.
A Associação Internacional de Infertilidade, mostrou um estudo que sugere que a cafeína tem a possibilidade de impedir um óvulo de amadurecer correctamente, o que pode impedir o óvulo de ser fecundado, e obviamente, isso diminui as chances de gravidez.
Pode ser usado durante todo o ciclo, não é considerado abortivo e não traz dificuldades a implantação do embrião. Só não é aconselhável consumir mais de 3 chávenas diárias.
Estimulador do muco cervical
Além disso, muitas mulheres não ingerem líquidos e água suficiente a cada dia, o que impede uma boa produção de muco cervical, que já sabemos, ajuda na viagem de esperma através das trompas até o óvulo, assim como mantém o esperma saudável por até 5 dias.
O chá verde ajuda a hidratar o corpo de modo que ele pode ser preparado para produzir quantidade adequada de muco cervical.
Descafeinado é uma opção
Embora em pequena quantidade, a cafeína também é presente no chá verde, a boa notícia é que é possível encontra-lo na versão descafeinado o que é ótimo. O chá verde também vem em forma líquida e cápsulas, que lhe dará os mesmos benefícios.
Atenção aos contras do consumo de chá verde
É claro que há muitos benefícios ao tomar chá verde para aumentar a fertilidade, no entanto, ainda é importante estar ciente do outro lado da moeda. Tudo que é demais, tem seu lado negativo, e com o chá verde não é diferente. É preciso ficar atento à reposição de ácido fólico e ferro, durante “o tratamento” com chá verde, visto que ele tende a prejudicar um pouco a absorção desses elementos quando ingerido diariamente. Principalmente os vegetarianos devem ter cautela nesse ponto, já que o chá verde atrapalha a absorção de ferro que não venha de alimentos de origem animal.
Portanto, no geral, o chá verde é muito benéfico para quem deseja engravidar, pois ajuda a aumentar os níveis de fecundidade. É melhor tomar os suplementos ou beber o chá entre as refeições, mas, claro, sempre verifique com seu médico antes, para que seja uma decisão bem informada.
Faça Like na nossa página de Facebook