O Arroz Integral Perfeito

O arroz é uma das comidas mais fáceis de fazer e está presente em quase todas as casas pois é um dos clássicos da alimentação. Ele forma uma dupla perfeita combinada com o feijão.

O grão tem um valor muito nutritivo, desde que seja utilizado na versão integral.

Comparem as diferenças:

100g de Arroz Branco Cozido 100g de Arroz Integral Cozido

128Kcal

Calorias

124Kcal

28.1g

Hidratos de Carbono

25.8g

2.5g

Proteínas

2.6g

0.2g

Lípidos

1g

1.6g

Fibras

2.7g

4mg

Cálcio

5mg

2mg

Magnésio

59mg

18mg

Fósforo

106mg

15mg

Potássio

75mg

 

No entanto, ainda há muitas dúvidas de como preparar o arroz integral e reclama que nunca fica bom. Eu era uma dessas pessoas e não comia arroz integral em casa quase nunca eheheh. Todas as minhas tentativas de fazer arroz em casa eram frustradas e eu achava aquilo horrível!

Até que… aprendi a fazer da forma correcta!

Vamos lá ver como preparar um belo arroz integral. Acredito que o vai passar a consumir muito mais. Se calhar, até se esquece do arroz branco .

A primeira dica é colocar o arroz de molho na noite anterior. Isto vai deixa-lo mais macio e a sua cozedura ficará mais rápida. Além disso, o ácido fítico é neutralizado e os nutrientes prevalecem. A dica é colocar o arroz de molho, sendo 2 chávenas de água para cada chávena de arroz. Adicionar duas colheres de vinagre, sumo de limão vai optimizar o processo.

Para dar um sabor especial, no momento em que for fazer o arroz pode acrescentar cebola ou alho picadinho, como se fosse fazer arroz branco. Temperar a comida é um dos segredos do sabor!

Nada de fritar o arroz! É totalmente dispensável e só acrescenta calorias ao prato. Se fizer questão do sabor do azeite, adicione depois quando o arroz já estiver pronto, mas lembre-se que cada colher de azeite tem cerca de 119 calorias.

Modo de Preparação:

Refogue a cebola ou o alho adicionando um pouco de água . Coloque o arroz e adicione o sal. De seguida adicione a água.

Para 1 chávena de arroz integral pode adicionar 3 chávenas de água. Já para 2 chávenas de arroz, a medida é de 4 chávenas e meia de água. Esta conclusão foi tirada depois de várias tentativas!

Para acertar esta medida e o ponto certo, quando a água estiver quase toda evaporada e/ou absorvida, prove o arroz. Se ainda estiver duro adicione mais um pouco de água e deixe cozinhar. Não coloque muita água pois pode ficar empapado.

O segredo do arroz é o tempo de cozedura. Ele demora bastante! Acho que o meu nunca ficava bom porque eu não tinha paciência para esperar. Se não deixar de molho, serão cerca de 40 minutos de cozedura, se o deixar de molho de véspera o tempo de cozedura diminui para 25 minutos.

E vocês têm dicas de arroz integral para me dar?

 

 

Faça Like na nossa página de Facebook

Cláudia WiY

Informação Biográfica

No Comments Yet

Leave a Reply