O Açúcar somos nós!

Conhecem alguém que não goste de doces?

Hummm , existem mas são raras. É verdade, ainda existem aquelas pessoas que nos deixam francamente frustradas quando nos respondem “ Eu não ligo muito a doces”…. E dá uma raivinha!!! Grrrr ehehehehe

Na verdade o açúcar é o vilão de todas as dietas. Para além de interferir na perda de peso, o seu consumo excessivo está associado à diabetes, problemas cardiovasculares entre outros.

Ao ingerirmos açúcar, este é absorvido rapidamente e aumenta a sua concentração no sangue, isto vai fazer com que o pâncreas comece a trabalhar para responder com a produção de insulina. Este mecanismo tão rápido pode danificar as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina e torna-nos resistentes à insulina e passamos a ser potenciais diabéticos.

O consumo de açúcar também se torna dependente. O hipotálamo localizado no sistema nervoso central e controla o nosso apetite e sensação de saciedade ou não! O açúcar age directamente no hipotálamo fazendo com que não consigamos controlar a fome, aumentando a sua ingestão calórica e consequentemente aumentamos de peso. Por isto o consumo de açúcar é viciante e quanto mais comemos mais necessidade dele temos. Não é fácil retirá-do da dieta de uma forma drástica (nem devemos!), mas ir diminuindo o seu consumo de uma forma gradual é o ideal, e, ao fim de uns tempos vamos notar que conseguimos cada vez mais resistir-lhe com facilidade.

O aumento do nível de triglicéridos também é um ponto negativo a ser considerado, pois o consumo exagerado de açúcar pode contribuir para elevar o nível de triglicéridos, gordura perigosa, que ao acumular-se pode obstruir as artérias.
O açúcar actua no sistema límbico, estimulando a produção de serotonina. Esta, ao aumentar provoca uma sensação de bem estar e este processo, tal como com as drogas leva à dependência química do açúcar.

O açúcar é isento de nutrientes por isto ele é absorvido muito rapidamente como já foi dito e digerido de uma forma veloz, provoca assim um pico nos níveis de glicemia (que deviam de ser constantes) o que promove e aumenta o depósito de gordura nas células.

O açúcar provoca as malditas caries!

Por tudo isto o ideal é mesmo fazer o possível para deixar de comer e beber açúcar ou tentar comer pouco. Lembre-se que o açúcar não tem valor nutricional, tirando uma sensação de bem estar temporária que também trás consequências nefastas, o açúcar não tem nenhum benefício.

Faça Like na nossa página de Facebook

Cláudia WiY

Informação Biográfica

No Comments Yet

Leave a Reply