IMC – Índice de Massa Corporal

IMC, Índice de Massa Corporal, é o número de quilogramas por metro quadrado e correlaciona o peso corporal com os riscos para a saúde.

Embora este índice traz consigo um conjunto de informações relevantes mas também apresenta algumas limitações.

As limitações do Índice de Massa Corporal

Numa primeira abordagem, só faz sentido quando aplicado a adultos. A verdade é que a formula permite o calculo para crianças mas dado o seu constante crescimento e desenvolvimento, logo os valores obtidos podem ser errados ou levar a conclusões menos assertivas.

Outra limitação é a prática de desporto. As pessoas com elevado desempenho físico, como o caso dos atletas, apresentam um IMC mais elevado devido à maior quantidade de massa muscular que possuem, sendo esta mais pesada que a massa gorda. Assim sendo, duas pessoas podem ter o mesmo Índice de Massa Corporal mas uma quantidade diferente de gordura corporal.

Uma pessoa que tenha uma actividade física intensa, e logo uma elevada massa muscular, pode ter um IMC idêntico a uma pessoa que tenha uma actividade física mais moderada ou que não pratique exercício físico, no entanto, este tem uma quantidade de massa gorda mais elevada.

Como se calcula o IMC?

O calculo do IMC acaba por ser de simples aplicação e obtido aplicando a seguinte formula:

IMC =    Peso (kg)   
______Altura2 (cm)

O resultado obtido pode ser confrontado com a seguinte tabela:

IMC Classificação

<18.5

Magreza

18.5-24.9

Normal

25.0-29.99

Excesso de peso

30-34.9

Obeso grau I

35-39.9

Obeso Grau II

>40

Obeso Grau III

Vá lá, nós ajudamos: clique aqui

Então devemos ter em conta que, de acordo com as categorias de peso, qualquer pessoa que tenha um Índice de Massa Corporal acima de 25 deve ser classificada como tendo “excesso de peso”, o que pode não significar que tenha excesso de gordura corporal.

Assim sendo, o que significa gordura corporal?

Faça Like na nossa página de Facebook

Cláudia WiY

Informação Biográfica

No Comments Yet

Leave a Reply