Gelo de Clorofila

 

Como sabemos, a Clorofila é um pigmento fotossintético que está presente nas plantas, conferindo-lhes a coloração verde. Pesquisas científicas trazem estudos voltados para os efeitos antimutagénicos e anticancerígenos da Clorofila, uma vez que estes estão relacionados com a sua actividade antioxidante.

A couve galega é muito boa para preparar o Gelo de Clorofila.  A Couve- Galega tem acção desintoxicante, ou seja, estimula o organismo a limpar o corpo de substâncias tóxicas. Portanto, a Couve auxilia em funções como: reduzir a celulite e o inchaço e melhorar a textura da pele.

É rica em magnésio que é um mineral muito importante para o crescimento e bom desenvolvimento ósseo; para o funcionamento de algumas enzimas; contribui para o equilíbrio do cálcio, do potássio e do sódio; contribui para o bom funcionamento celular, muscular e neurológico, e para a atividade hormonal; participa na síntese das proteínas e do crescimento e reparação dos tecidos; ajuda a regular a temperatura corporal.

Ingredientes:

  • 3 folhas de couve-galega bem picadinhas
  • 1 chávena de café de água mineral ou filtrada

Modo de preparação:

  • Bata tudo no liquidificador
  • Coe com uma peneira fina, coloque numa forma de gelo e leve ao congelador.

 

 

Dicas:

  • Não se esqueça de higienizar adequadamente as folhas das couve antes da preparação.
  • Faça um sumo de laranja com cenoura e coloque o Gelo de Clorofila. Fica uma delícia além de ser muito refrescante!

Como todos os vegetais crucíferos, a couve-galega é mais doce no Outono, embora a sua produção se estenda a todo o ano. A couve-galega ou couve-manteiga é a vulgarmente usada no famoso caldo-verde. Esta variedade de couve é excelente em antioxidantes e tem o dobro da quantidade de cálcio presente no leite. Também é muito rica em vitamina C, em ferro e tem uma grande quantidade de vitamina A.

No campo dos fitoquímicos, os responsáveis pelo poder antioxidante, a couve-galega possui uma grande quantidade de carotenóides como a luteína, benéfica para a visão e especialmente para as cataratas, para a Doença Pulmonar Crónica Obstrutiva (DPCO) e para a aterosclerose (a formação de placas nos vasos e artérias). Possui betacaroteno, ácido fólico e compostos que atuam na proteção contra o cancro.

Esta couve é excelente para regimes de emagrecimento, porque só tem 26 calorias por cada 100 gramas. Para manter todos os seus benefícios intactos deve ser, de preferência, cozinhada a vapor.

 

Cláudia WiY

Informação Biográfica

No Comments Yet

Leave a Reply