E hoje, vou deixar uma receita de feijão delicioso e muito permitido na dieta! E, com o tempo frio a bater à porta esse tipo de alimentos para além de nos fazerem bem fazem-nos falta pois fornecem calor.

O feijão é excelente para a saúde e deve estar presente nas refeições sempre que possível.

Escolha o seu feijão preferido, lave-o e escorra pelo menos três vezes.

Deixe o feijão de molho: Além de cozer mais depressa, evita que tenhamos gases após a refeição. O ideal é deixar de molho durante 12 horas, mas 60 minutos já ajudam bastante.

Em geral, para cada chávena de chá de feijão, use três de água. No olhómetro, coloque 5 dedos de água acima do nível dos grãos de feijão. Se a água acabar e o feijão ainda estiver duro, coloque mais água e cozinhe mais um tempo. O tempo de cozedura varia conforme o tipo de feijão.

Tempero especial: Cada um de nós tem o seu jeitinho de temperar o feijão. Eu gosto de colocar a cebola e alho picados juntamente com o feijão ainda cru e cozinhar assim. Quando ele está cozido, acrescento sal e pimenta e deixo engrossar. No momento de servir, adiciono salsa picada. E coloco apenas um fio de azeite.

Dica magrinha: eu adoro acrescentar verduras ao feijão. Os meus preferidos são a cenoura e a couve portuguesa. Assim, os vegetais ficam com o sabor do caldo. Coloco a cenoura juntamente com o tempero, após mais ou menos a meio da cozedura.

Para deixar o caldo grosso: Depois de cozer e temperar o feijão, deixe-o em lume baixo. Uma forma de acelerar o processo é retirar um pouco do ingrediente já cozido, neste caso o feijão. bater no liquidificador e voltar a por no tacho. Para facilitar o processo, eu costumo amassar alguns feijões com a colher, pressionando-os nas laterais do tacho.

Se gostarem, podem adicionar um pouco de picante! Eu adoro! Para além do efeito termogénico que acelera o metabolismo e potencia a perda de peso ainda fica mais saboroso!

Pode congelar o feijão que sobra e não vai consumir no dia seguinte. Coloca em boiões a quantidade que costuma consumir. Tem uma durabilidade de três meses no congelador.

E vocês, têm segredos e dicas para fazerem o feijão?

Faça Like na nossa página de Facebook

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on pinterest
Share on Pinterest
Share on whatsapp
Share on WhatsApp

Deixe uma resposta