Como Emagrecer com Hipotiroidismo

Controlar o peso já é difícil para quem não tem problemas de saúde. Quem tem problemas na tiróide, no entanto, tem uma dificuldade acrescida de se livrar dos quilos extras. O hipotiroidismo  provoca um desequilíbrio nas reacções químicas do organismo. Dois sintomas comuns são o metabolismo lento e o aumento de peso. Depois do diagnóstico feito se seguir uma dieta e fizer exercício físico e, se necessário, tomar medicamentos específicos ( sempre prescritos pelo médico!),  pode perder peso mesmo estando alterações na tiróide.

 

Conheça os sintomas:

O hipotiroidismo  manifesta-se com diversos sintomas — desde o aumento de peso até à pele seca. Eles podem aparecer repentinamente ou podem piorar com o tempo.

  • Os sintomas do hipotireoidismo incluem: aumento de peso inesperado, fadiga, aumento da sensibilidade ao frio, constipação, pele seca, inchaço facial, dores musculares, inchaço nas juntas, afinamento capilar, diminuição do ritmo de batimentos cardíacos, depressão e ciclos menstruais irregulares.
  • Os sintomas variam de pessoa para pessoa e podem afectar desde crianças até adultos.
  • O hipotiroidismo é mais comum em mulheres e pessoas maiores de 50 anos.

 

 Hipotiroidismo e o aumento de peso.

A causa dos quilos extras é complexa e não está necessariamente relacionada com a doença. Conhecer alguns factos básicos sobre a doença e o aumento de peso vai ajudar a implementar um plano de dieta e exercícios com maiores resultados. Com medicamentos para a condição, se necessário.

  • O aumento de peso relacionado com o hipotiroidismo está ligado, geralmente, ao acumular de sal e líquidos no corpo. Os seus hábitos alimentares e de exercícios também podem contribuir, pelo que pode contrariar a situação aumentando o exercício físico e começando com uma alimentação mais adequada e equilibrada ( caso ainda não o faça).
  • O hipotiroidismo raramente provoca um aumento de peso significativo. Cerca de dois a cinco quilos, apenas. Se engordou mais do que isso, a causa está provavelmente relacionada com a sua dieta e se pratica exercícios ou não.
  • Se o aumento de peso é o seu único sintoma para o hipotiroidismo, então é pouco provável que tenha engordado por devido à doença.

 

Dicas mais específicas num próximo post!

Cláudia WiY

Informação Biográfica

1 Comment

Leave a Reply