Comer ou não comer?

Costumam comer antes de praticar exercício físico? Há várias ideologias sobre o comer ou não comer.

O treino em jejum no meu ponto de vista não é o mais indicado, primeiro porque correm o risco de perder mais massa muscular do que massa gorda o que por si só representa um perigo. Quando estamos muito tempo em jejum há libertação de cortisol e este tem o efeito de inibir a queima de gorduras. E, ao fazermos exercício físico em jejum, o organismo acaba por usar a massa muscular como energia, por isto ela diminui. Pensamos que vamos emagrecer, mas na verdade para obtermos gordura como fonte de energia, o nosso corpo depende dos hidratos de carbono e em jejum não temos hidratos de carbono. Então acabamos a degradar a massa muscular. Para além de gordura, também vai perder a musculo o que não é nada recomendável.

É verdade que perdemos gordura mais depressa ao fazermos exercício físico em jejum, mas a troco de quê?

O açúcar é a principal fonte de energia na actividade física, mas também é a única fonte de energia para o sistema nervoso. Em jejum, sem a glicose proveniente dos alimentos, o corpo usa um mecanismo de protecção que faz com que diminuamos a utilização de glicose e aumentemos a utilização de gordura. Por sua vez, quem treina após ingestão de alimentos tem a perda de gordura diminuída durante a actividade física, porque tem a glicose proveniente dos alimentos para gastar. Sendo assim, o corpo demora cerca de 30 minutos para começar a utilizar a gordura como fonte de energia. Isto significa que sim, em jejum, a queima de gordura é mais rápida, mas também se perde massa muscular o que nos faz pesar menos mas ficamos mais flácidos e corremos riscos de lesões futuras durante a própria prática do exercício físico.

A sensação de tonturas também é comum nesta prática. A ausência de açúcar/glicose faz com que o organismo entre em cetose, há a formação de corpos cetónicos, e o corpo entra em acidose sanguínea e pode causar toxicidade. A maioria das pessoas não aguenta fazer exercício físico neste estado.

Na minha opinião o ideal é comer qualquer coisa antes. No entanto há quem se adapte muito bem a treinar em jejum.

Assim, quem não consiga comer antes do treino por achar que melhora a performance e/ou pensar que o lanchinho ingerido previamente vai logo para as cochas e que vai passar os primeiros 20 minutos a correr para os eliminar, tem de tentar ter mais cuidado para que não se sinta mal.

E no pós treino? Costumam comer?

Humm…. Aqui, não é fundamental que ingiram seja o que for caso não sintam necessidade. Afinal não fazemos nenhuma maratona, não somos atletas e não são 30 ou 45 minutos de passadeira a andar ou a correr que nos vão exigir um batido de proteínas!! Tenham atenção às dietas muito proteicas, que na realidade todas temos tendência a fazer quando a intenção é não aumentar de peso ou perde-lo!

Algumas dicas para “nós atletas” ehehee

  • Evitem gorduras ou comidas pesadas nas 2h que precedem o treino.
  • Se quiserem aumentar a massa muscular apostem na musculação e na ingestão de proteína no pós-treino imediato.
  • Se querem treinar “a sério” procurem um profissional que prescreva uma alimentação personalizada. (é um cliché, mas é a verdade!)

Se por acaso é uma dessas pessoas que não come nada antes do treino, saiba que o seu comportamento é completamente errado. Se deseja aumentar massa muscular, eliminar gordura ou mesmo manter a forma física, as refeições pré treino e pós treino são essenciais, para não dizer obrigatórias, para que consiga atingir o seu objectivo mais rapidamente.

Nós não devemos pensar que “vou fazer exercício em jejum, porque assim queimo aquilo que tenho armazenado”, este pensamento é completamente errado, devemos pensar “do que é que o nosso corpo precisa durante um exercício?” e a resposta é simples: ENERGIA. Ou seja, a refeição antes do treino deve conter nutrientes para fornecer energia, aumentar a força e a resistência, evitar a fome, prevenir lesões musculares, evitar o catabolismo proteico (perda de massa muscular) e prevenir hipoglicemia (queda de açúcar no sangue) durante todo o treino.

 

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Cláudia WiY

Informação Biográfica

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