Chá Verde

Oriundo da planta Camellia sinensis, é um chá diurético rico em substâncias antioxidantes como os polifenois nomeadamente as catequinas, sendo estes os responsáveis pela maioria das suas propriedades para a saúde. Estes, evitam a acção destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, por exemplo na prevenção de cancro e do envelhecimento e ajudam na queima de gorduras.

O chá verde também é rico em cafeína e tanino, este último faz diminuir as taxas do mau colesterol (LDL) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças acrdíacas e circulatórias.

Tem um paladar saboroso , mas considerado amargo.

Não devemos ingerir mais do que 4 chávenas por dia, sendo que uma quantidade superior a 600ml pode trazer efeitos colaterais como ansiedade, insónias, hipertensão e provocar gastrite uma vez que aumenta as secreções gástricas.

Está contra indicado nas grávidas uma vez que pode reduzir o fluxo de sangue para a placenta o que dificulta o desenvolvimento do feto. Pessoas com hipertireoidismo também devem evitar o chá, já que elas estão mais propensas à aceleração do metabolismo, devido a terem uma maior produção das hormonas da tiróide. Hipertensos, pessoas com glaucoma e irritações gástricas também devem evitar o chá verde.

Quem consome medicamentos para o sistema nervoso simpático, antes de tomar chá verde deve consultar o médico pois o chá verde pode interagir com determinados medicamentos para esse efeito.

Podemos encontrar o chá verde sob a forma de pó, em saquinhos e cápsulas, no entanto apenas o chá feito com as folhas sob a forma de infusão consegue preservar os nutrientes originais e mais importantes.

Temos de ter atenção no momento de preparação do chá verde em casa. Não podemos deixar a água ferver . Assim, devemos colocar a água ao lume e esperar a formação daquelas primeiras bolhas aquando o inicio do ponto de ebulição da água (100 graus), depois acrescentamos as quantidade desejada de folhas (o normal são duas colheres de sopa). De seguida desligamos o lume e deixamos tapado durante 5-10 minutos. Caso queiramos reduzir o efeito estimulante do chá, rejeitamos a primeira água fervida e voltamos a repetir o processo.

Valor Nutricional Aproximado

1 Chávena de chá verde (240ml)

Energia

8Kj/ 2cal

Proteínas

0

Hidratos de Carbono

0.47g

Açúcar

0

Lípidos

0

Lípidos Saturados

0.005g

Lípidos Monoinsaturados

0.002g

Lípidos Polinsaturados

0.012g

Colesterol

0mg

Fibras

0g

Sódio

2mg

Potássio

21mg

Não existe uma tabela nutricional oficial do chá verde, pois a variação de nutrientes na folha depende muito da forma como essa erva foi plantada, adubada e tratada. Até a região em que a Camellia sinensis é plantada interfere na sua composição nutricional. Por isso que ao comparar tabelas nutricionais de diferentes marcas de chá verde elas não são iguais.

Faça Like na nossa página de Facebook

Cláudia WiY

Informação Biográfica

No Comments Yet

Leave a Reply