Carta de Amor à comida ou o Respeito pelos alimentos

https://www.youtube.com/watch?v=TKPan4Wyo6o

Quem já não passou por uma situação das mencionadas no vídeo? Todos nós! Vamos tentar conhecer melhor a comida e respeita-la pois ela alimenta-nos e mantém-nos saudáveis.

Recentemente – 21 de Maio de 2015 – a Assembleia Nacional Francesa aprovou por unanimidade a obrigatoriedade de não destruição de alimentos próprios para consumo por superfícies comerciais com mais de 400 m2 de área. Estes espaços / comerciantes poderão incorrer em penas de multa que poderão chegar aos €75.000.00 ou 2 anos de prisão. Isto é quanto sério o Governo Francês está sobre este assunto!

Os alimentos que não estejam em condições de uso humano deverão ser entregues para alimentação animal ou para centrais de compostagem. Os espaços referidos terão ainda de celebrar acordos com instituições de caridade para entregar os alimentos que estejam próprios para consumo humano.

Com esta medida, a sustentabilidade de muitas instituições que acolhem os menos favorecidos deixou de ser o acaso da boa sorte ou da vida de esmolas. Há, agora, uma forma de obrigação legal de proporcionar alimento a quem mais dele precisa.

O desperdício de alimentos é uma coisa muito séria e é revoltante!

Aqui em casa temos muito cuidado para que isso não aconteça e fazemos os possíveis para que não tenhamos de deitar nada fora. Fazemos aproveitamento de praticamente tudo!

Por isso vamos sempre tentar enquadrar dicas para economizar e evitar assim grandes desperdícios. Fazer as compras no supermercado em função de alimentos que temos em casa, planear bem as refeições para que consiga trazer somente o necessário para não desperdiçar.

Temos de pensar que quando deitamos fora qualquer alimento em estado próprio para consumo, demonstramos desinteresse pelas pessoas que quase não têm o que comer, sendo que, este mesmo alimento poderia ser para outra pessoa se alimentar. Claro que não estamos a falar do que já está estragado. O importante é não deixar chegar a estragar e para isto é necessário haver um planeamento das refeições por forma a conseguirmos fazer aproveitamento de restos. Acredite que também consegue fazer refeições deliciosas e a maioria das vezes de uma forma mais rápida com determinadas sobras de um ou dois dias anteriores.

Cláudia WiY

Informação Biográfica

No Comments Yet

Leave a Reply