Já ouviram falar na biomassa?

Por cada 100 gramas de biomassa existem apenas 63kcal e 8,7 gramas de fibras, o que  ajuda muito no processo de emagrecimento. A biomassa de banana verde é rica em probióticos, bactérias responsáveis pelo equilíbrio da flora intestinal,  melhora a  absorção de nutrientes e também pela reduz o índice de massa corporal (IMC). Contém amido resistente, que desempenha um efeito semelhante ao das fibras, provocando a sensação de saciedade e controla a glicose no sangue, e ainda reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos, por aumentar os meios de redução de gordura. Conta também com vitaminas A e do complexo B, fósforo, magnésio e potássio.

Com ela fazemos cremes, molho branco, massas de tortas, pizzas e pães, maionese, coberturas e recheios de bolos e até brigadeiros. Eu já fiz há algum tempo e uso nas minhas receitas, inclusive no pãozinho integral de liquidificador.

Não se encontra com facilidade à venda, mas já encontrei em lojas de produtos naturais no entanto o preço não é muito convidativo pelo que não custa nada fazer em casa.

Ingredientes

  • Bananas verdes
  • Água

Modo de preparação:

  • Corte as bananas da penca sem deixar aparecer a polpa.
  • Lave-as bem mantendo a casca.
  • Coloque numa panela de pressão e cubra com água.
  • Após ganhar pressão, conte 10 minutos e desligue.
  • Mantenha a panela fechada durante mais 20 minutos.
  • Após esse tempo, retire as cascas das bananas ainda quentes e coloque as bananas no liquidificador ou processador.
  • Junte um pouco de água para bater se for necessário.

Por 100g de biomassa de banana verde existem 63Kcal

Dicas

Use a quantidade de banana que quiser.

É muito fácil de preparar e armazenar e promete mil combinações de receitas. O grande problema para alguns é encontrar a banana verde! Quando for a feiras ou no próprio mercado peça à senhora a quem costuma comprar para arranjar e reserva.

E pode ser que tenham sorte pois às vezes eles sabem onde encontrar ou quem tenha. O ideal seria conseguir as bananas logo depois de colhida pois não passam por determinados processos que lhes retiram nutrientes, mas cá em Portugal torna-se complicado.

Podem fazer em maior quantidade e ir usando à medida que precisam.  A biomassa pode ser congelada durante 3 meses e guardada no frigorífico durante 5 dias. Para reutilizar e conseguir uma massa uniforme e com uma textura boa, basta  aquecer a dose congelada em lume brando com um pouco de água e hidratar, mexendo bem.

Faça Like na nossa página de Facebook

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on pinterest
Share on Pinterest
Share on whatsapp
Share on WhatsApp

Deixe uma resposta