Benefícios da Batata Doce

Hoje vamos falar um pouco deste tubérculo nutritivo e de sabor adocicado tão importante para a manutenção, como para o ganho de massa magra.

O principal sucesso da batata doce está relacionado com o seu índice glicémico (IG). O Índice glicémico é uma grandeza que reflecte a velocidade com que a glicemia aumenta no sangue. Desta forma quanto maior o IG de um alimento, mais rápido ele é absorvido sob a forma de glicose/açúcar, aumentando a glicemia.

Quando comparada com a batata branca, este hidrato de carbono apresenta um IG menor, e isso torna-a especial para ser consumida durante todo o dia.

E quando precisamos de rápida absorção?

Apenas no pós-treino imediato, onde é preciso repor a energia gasta durante os exercícios. Nestes momentos, quem faz muito deporto ou de alta intensidade ou ainda quem pretende criar massa muscular deve comer alimentos com elevado IG combinado com uma fonte de proteína.

Em qualquer outra hora do dia, quanto menor o IG do alimento, mais lentamente ele será absorvido e menos picos de glicemia teremos no organismo, o açúcar não aumenta de uma forma abrupta no sangue o que ajuda muito na saciedade pois os picos de glicémia elevados provocados por alimentos com IG elevado, potenciam a fome e por si só a vontade de comer. Por outro lado, alimentos com baixo IG são excelentes para serem consumidos no pré treino.

Além disso, a batata doce é rica em vitamina A, B e sais minerais como como cálcio, ferro, potássio, fósforo e fibras.

Agora, vamos ser sensatos. É atleta profissional? Compete? Eu não. Então a batata doce não é a minha única fonte de hidratos de carbono. Ela entra na dieta como os demais alimentos, com equilíbrio e prazer! 🙂

 


Vamos comparar as batatas!

 

100g crua Batata Doce Batata Branca
Calorias 118 64
Hidratos de Carbono 28.2g 14.7g
Proteínas 1.3g 1.8g
Gorduras 0.2g
Fibras 2.6g 1.2g
Índice Glicémico 77 121

Dá pra perceber que a batata doce é mais calórica que a batata normal, certo? Mas também sacia mais! Então o importante é inseri-la na sua dieta de acordo com as calorias necessárias.

Existem vários tipos de batata doce, a que eu mais gosto é a laranja e tenho alguma dificuldade em conseguir. Tenho sempre de encomendar com a senhora onde costumo comprar no mercado. São elas:

  • Branca – também conhecida como angola ou terra-nova, é menos doce e mais seca que as outras.
  • Amarela – apresenta um grau de doçura superior à branca.
  • Roxa – de polpa e casca arroxeadas, é bastante usada para fazer doces e compotas ( costuma ser a que se encontra com maior facilidade).
  • Laranja – comum nos Estados Unidos e na Europa.

Gostaram? 🙂 Quem tiver dicas e receitas de batata doce partilhem aqui ;)!

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