Base de Grão de Bico para tartes e quiches

O grão de bico é um alimento extremamente saudável devido à grande quantidade de proteínas com muita qualidade que tem. É uma boa opção para dietas sem carne. Ainda é bastante rico em ferro, amido, fibras e vitaminas do complexo B.

As fibras são encontradas na casca, e podem ser ingeridas à vontade.. Boa parte destas fibras são solúveis em água, promovendo uma maior sensação de saciedade, auxiliam no processo de emagrecimento e no funcionamento do intestino.

Pesquisas apontam que o grão de bico é capaz de reduzir o colesterol total e o mau colesterol (LDL), provavelmente devido ao elevado teor de Omega 3 e 6 que possuem, substâncias que auxiliam também na prevenção de problemas cardiovasculares.

Seu consumo semanal está associado a óptimos efeitos fisiológicos:

  • Maiores taxas de ovulação;
  • Melhoria no desenvolvimento das crianças.
  • O seu uso continuado na alimentação melhora a oxigenação do cérebro e a síntese de mielina, permitindo assim um fluxo mais eficiente dos impulsos nervosos, aumentando o raciocínio, a disposição física e o bom humor!

Pode ser o alimento da felicidade pois é muito rico no aminoácido triptofano que é essencial na produção de serotonina, responsável pela sensação de bem estar.

Pode ser usado em saladas, pastas e cremes, refogados, massas, sopas…. Onde mias gostarem!! É saboroso e versátil!

Para garantir melhor o aproveitamento de suas substâncias é indicado deixar de molho de um dia para outro antes do cozimento, ou pelo menos 8 horas. A maior parte dos grãos contém ácido fítico na sua camada mais externa, que impedem a absorção de minerais como o cálcio, magnésio, cobre, ferro e o zinco no tracto intestinal. Deixar os grãos de molho neutraliza a acção do ácido fítico e também agiliza a preparação, deixando o grão macio e com uma consistência perfeita.

Para preparar o grão de bico, é só usar a panela como se fosse feijão. Coloque água, os grãos e deixe cozinhar cerca de 30 minutos. Vá controlando se já está macio após esse tempo.

Ah! E pode congelar em porções. Para descongelar é só pôr água quente. Em função do prato, ás vezes dá para usar mesmo congelado na panela ou frigideira.

Ao comprar é importante observar se os grãos estão inteiros com tamanho e cor uniforme, sem manchas escuras ou sinais de humidade. Se já estiver embalado, observe se não há insectos no interior da embalagem.

Para quem quer ser ainda mais prático, pode comprar o grão de bico enlatado. Porém, prestem atenção pois normalmente já trazem sal adicionado. Neste caso reduza a quantidade de sal da receita.

Gostam de grão?

Composição Nutricional

Grão de Bico (100g crú)

Energia

355Kcal

Protrínas

21.2g

Lípidos

5.4g

Hidratos de Carbono

57.9g

Fibras

12.4g

Receita

Ingredientes :

  • 1,5 chávena chá de grão de bico cozido
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de sal

Modo de Preparação:

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador e forre a forma ou tarteira.

Pode fazer vários tipos de recheio para esta massa. Depois digam se gostaram!!!

Faça Like na nossa página de Facebook

Cláudia WiY

Informação Biográfica

No Comments Yet

Leave a Reply