Aveia Emagrece e Alimenta!

 

A aveia é um cereal muito benéfico e deve fazer parte da vida saudável. Podemos e devemos ter sempre em casa!

Normalmente associa-se a aveia ao bom funcionamento do intestino. E está certíssimo, pois ela  é riquíssima em fibras. Mas não é só isso! Vejam a quantidade de benefícios que a aveia tem:

– É rica em ferro, cálcio, magnésio, e vitaminas do complexo B (Vitamina B3 e B1) e vitamina E;

– Regula o colesterol e mantém as taxas de açúcar no sangue sob controle;

– Auxilia a perda de peso, pois dá saciedade por mais tempo;

– Reforça o sistema imunológico e combate infecções;

– Os antioxidantes da aveia protegem o coração;

– Os fitoquímicos encontrados na aveia previnem o cancro;

– As fibras solúveis e insolúveis mantêm os movimentos intestinais, o que é muito bom para o sistema digestivo.

Entre os nutrientes, um tem um grande destaque. É a fibra Betaglucana, que após fermentar no intestino grosso, actua na criação de moléculas que combatem microorganismos nocivos e também diminuem os níveis de colesterol.

Pesquisas revelaram que esse tipo de fibra Betaglucana aumenta a acção das forças imunológicas, reduzindo as infecções e processos inflamatórios do organismo.

O cereal também é muito importante para quem padece de Diabetes tipo 2, pois as fibras presentes no alimento reduzem os picos de glicemia.

A aveia é um alimento sem glúten, porém no seu rótulo está escrito que contém glúten, e aí surge a confusão. A maior parte da aveia que encontramos é cultivada e processada em conjunto com o trigo, acontecendo assim a contaminação cruzada.

Ou seja, a aveia é um alimento sem glúten que adquire traços de glúten na sua produção. Portanto, pessoas com intolerância devem ter cuidado no consumo e escolher aveias que sejam isentas de glúten.

Existem vários tipos de aveia que podem ser usados de diversas maneiras, na preparação de receitas como sumos, vitaminas, bolos, panquecas, papas, cookies ou até mesmo polvilhada sobre frutas.

 

TIPOS DE AVEIA – CALORIAS

 

1- Aveia em Flocos

Oat flakes

É o grão que foi prensado integralmente e contém os seus nutrientes conservados. É muito utilizada sobre frutas, iogurtes e saladas.  Por cada 20g tem 65.7 calorias.

2- Farelo de Aveia

É o resultado da camada externa do grão de aveia e tem uma maior concentração das fibras betaglucanas. Por cada 2og tem 68 calorias.

3- Farinha de Aveia

Provém da parte interna do grão e tem menos fibras que os flocos e o farelo. Muito boa para ser usada em receitas de bolos e pães. Por cada 20g tem 74.7 calorias.

4- Aveia em Grãos

É o grão natural do cereal. Assim como o trigo, o arroz e a cevada, a aveia em grãos pode ser consumida cozida na preparação de receitas e saladas. Também tem um elevado teor de proteínas. Por cada 20g tem 63.5 calorias.

É muito bom adicionarmos aveia ao pequeno almoço, tanto pela quantidade de fibras como a energia que fornece. Ajuda na saciedade, é óptima para quem faz reeducação alimentar e quer eliminar alguns quilinhos, pois não é necessário consumir uma grande quantidade para se sentir satisfeito.

 

Há tantas receitas boas que podemos usar a aveia! Onde costumam usar?

Costumam fazer leite de aveia? Vejam a receita aqui! Fica delicioso nos overnight oats!!

 

 

 

 

Cláudia WiY

Informação Biográfica

No Comments Yet

Leave a Reply