Atum: um bom aliado na dieta

O atum é uma uma fonte de proteínas conveniente para quem precisa fazer refeições fora de casa, podendo assim levar para qualquer lado, sendo também bastante económico. O atum tem relativamente poucas calorias e gordura e oferece muitos outros nutrientes que fazem com que seja um erro afirmar que o atum engorda.

Atum: um bom aliado na dieta

Calorias

É um alimento com poucas calorias, o que é bom para quem está a querer perder peso. Uma lata de atum em água contém cerca de 73 calorias. Caso seja em óleo ou azeite engorda mais pois a ingestão de calorias vai aumentar.

Proteínas

O atum – e outros frutos do mar – é um alimento rico em proteínas, o que nos dá mais um motivo para dizer que o atum emagrece.

As proteína não só aumentam a saciedade – a sensação de estar cheio – como também ajudam o corpo a queimar calorias. Uma porção de 90 gramas de atum em lata tem cerca de 17 gramas de proteínas.

Embora a quantidade de proteínas recomendadas por dia seja de 46 gramas para mulheres e 56 gramas para homens, exceder este mínimo pode ajudar a melhorar a sua perda de peso.

Gordura

O atum tem muito pouca gordura, já que uma porção com 90 gramas contém menos de 1 grama de gordura. Apesar da ingestão de gordura não produzir ganho de gordura directamente, a gordura é o nutriente mais calórico, logo alimentos gordurosos tendem a ter muitas calorias.

Além disto, a gordura é menos saciante que qualquer outro nutriente e promove uma taxa menor de queima de calorias, então alimentos gordurosos promovem o ganho de gordura. A gordura contida no atum é o ômega 3.

Este tipo de gorduras têm bastantes benefícios ao promoverem a redução dos triglicéridos no sangue, podendo ainda exercer outros efeitos cardiovasculares como a redução da viscosidade do sangue evitando assim doenças cardíacas.

Hidratos de Carbono

Por não conter hidratos de carbono, o atum engorda menos que alimentos ricos neste macronutriente. E dietas com menos hidratos de carbono são mais eficazes para limitar a gordura do corpo.

Vitamina D

O atum é uma fonte rica em vitamina D, com mais de 25% da necessidade diária em cada porção de 90 gramas.

A Vitamina D é importante porque ela é necessária para o crescimento e reparação dos ossos como já foi falado AQUI Além disso, uma maior ingestão de vitamina D pode promover níveis mais altos de testosterona, uma hormona que pode aumentar os músculos e reduzir a gordura do corpo.

Preocupações sobre o Atum

Embora o atum seja frequentemente útil durante a perda de peso, também pode conter contaminantes do ambiente que são prejudiciais se consumidos em excesso.

O atum contém mercúrio, uma neurotoxina presente em algumas variedades de atum, que pode ser prejudicial em excesso para mulheres grávidas, e mulheres que amamentam. Idealmente estes grupos limitem a ingestão de atum em lata a 360 gramas, ou menos, por semana.

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on pinterest
Share on Pinterest
Share on whatsapp
Share on WhatsApp

Deixe uma resposta