O atum é uma uma fonte de proteínas conveniente para quem precisa fazer refeições fora de casa, podendo assim levar para qualquer lado, sendo também bastante económico. O atum tem relativamente poucas calorias e gordura e oferece muitos outros nutrientes que fazem com que seja um erro afirmar que o atum engorda.

Atum: um bom aliado na dieta
Calorias
É um alimento com poucas calorias, o que é bom para quem está a querer perder peso. Uma lata de atum em água contém cerca de 73 calorias. Caso seja em óleo ou azeite engorda mais pois a ingestão de calorias vai aumentar.
Proteínas
O atum – e outros frutos do mar – é um alimento rico em proteínas, o que nos dá mais um motivo para dizer que o atum emagrece.
As proteína não só aumentam a saciedade – a sensação de estar cheio – como também ajudam o corpo a queimar calorias. Uma porção de 90 gramas de atum em lata tem cerca de 17 gramas de proteínas.
Embora a quantidade de proteínas recomendadas por dia seja de 46 gramas para mulheres e 56 gramas para homens, exceder este mínimo pode ajudar a melhorar a sua perda de peso.
Gordura
O atum tem muito pouca gordura, já que uma porção com 90 gramas contém menos de 1 grama de gordura. Apesar da ingestão de gordura não produzir ganho de gordura directamente, a gordura é o nutriente mais calórico, logo alimentos gordurosos tendem a ter muitas calorias.
Além disto, a gordura é menos saciante que qualquer outro nutriente e promove uma taxa menor de queima de calorias, então alimentos gordurosos promovem o ganho de gordura. A gordura contida no atum é o ômega 3.
Este tipo de gorduras têm bastantes benefícios ao promoverem a redução dos triglicéridos no sangue, podendo ainda exercer outros efeitos cardiovasculares como a redução da viscosidade do sangue evitando assim doenças cardíacas.
Hidratos de Carbono
Por não conter hidratos de carbono, o atum engorda menos que alimentos ricos neste macronutriente. E dietas com menos hidratos de carbono são mais eficazes para limitar a gordura do corpo.
Vitamina D
O atum é uma fonte rica em vitamina D, com mais de 25% da necessidade diária em cada porção de 90 gramas.
A Vitamina D é importante porque ela é necessária para o crescimento e reparação dos ossos como já foi falado AQUI Além disso, uma maior ingestão de vitamina D pode promover níveis mais altos de testosterona, uma hormona que pode aumentar os músculos e reduzir a gordura do corpo.
Preocupações sobre o Atum
Embora o atum seja frequentemente útil durante a perda de peso, também pode conter contaminantes do ambiente que são prejudiciais se consumidos em excesso.
O atum contém mercúrio, uma neurotoxina presente em algumas variedades de atum, que pode ser prejudicial em excesso para mulheres grávidas, e mulheres que amamentam. Idealmente estes grupos limitem a ingestão de atum em lata a 360 gramas, ou menos, por semana.