As nozes e os seus beneficios

Mais antigas que o ditado, as nozes tem trazido, desde a antiguidade, um conjunto muito lato de beneficio para a saúde.

A riqueza de nutrientes e benefícios para a saúde são grandes colocam-na na primeira linha das frutas oleaginosas.

As nozes são normalmente mal vistas pelo seu alto valor calórico (cerca de 690 Kcal por 100g) mas este revés é amplamente compensado pelos seus benefícios. O consumo moderado (cerca de 20 “meias” nozes por dia) traz um sem números de benefícios conhecidos existindo apenas algumas advertências.

Os benefícios:

  • Cérebro:
    • o consumo regular de nozes melhora o desempenho neurológico reforçando a coordenação e a capacidade motora. Segundo um estuda da Universidade de Boston, as nozes melhoram as ligações entre os neurónios
    • Combate Alzheimer: a Neurochemical Research indica o extracto de nozes como tendo efeito protector contra o stress oxidativo e a morte de células cerebrais que precede o Alzheimer.
    • Melhora o humor por um aumento significativo da produção de serotonina.
  • Coração
    • Estudos recentes publicados no The New England Journal of Medicine apontam para o consumos diarios de 15g de nozes por dia englobadas numa dieta mediterrânica reduz em 30% o risco de doenças cardiovasculares e 49% de probabilidade de sofrer um AVC
  • Menos gordura: Estudo da Universidade de Barcelona mostra que o aumento da seretonina pelo consumo de nozes melhora a transmissão de sinais nervosos, reduzindo a sensação de fome e combate a obesidade abdominal.
  • Anti-oxidante: Segundo Joe Vinson da Universidade de Scranton, USA, 7 nozes por dia são o suficiente para a redução do risco de cancro, problemas cardiovasculares e diabetes. São extraordinárias contra o envelhecimento precoce.

Existe, no entanto, uma advertência para o consumo de nozes: pode haver efeitos adversos para gestantes ou lactantes quando consomem nozes. Não conseguimos validar esta informação com fonte fidedigna mas fica o alerta.

Faça Like na nossa página de Facebook

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on pinterest
Share on Pinterest
Share on whatsapp
Share on WhatsApp

Deixe uma resposta