Alimentos Termogénicos?

O que são alimentos Termogénicos?

São alimentos que aceleram o metabolismo e aumentam a nossa temperatura corporal. Estes alimentos, pelas suas propriedades, obrigam o nosso organismo a gastar mais energia aquando do processo de digestão, que resulta numa maior queima de calorias ao longo do dia, inclusive durante o descanso. Este tipo de alimentos consegue assim promover de uma forma mais rápida a perda de peso.

São alimentos que potenciam a termogénese. Este é um processo regulado pelo sistema nervoso que faz com que a glicose e a gordura se transformem em energia.

São alimentos indicados para quem pratica exercício físico, e pretende aumentar a resistência aeróbica durante os treinos, pois melhoram o desempenho, reduzem a gordura corporal ao queimarem de forma eficaz as calorias, proporcionando assim uma melhor definição muscular.

Benefícios dos Alimentos Termogénicos

  • Aceleram o metabolismo;
  • Queimam a gordura corporal favorecendo o emagrecimento;
  • Melhoram a circulação sanguínea;
  • Previnem contra o cancro do cólon e do ovário;
  • Auxiliam no tratamento de gripes;
  • Estimulam a digestão;
  • Eliminam gases;

Contudo, apesar benefícios, estes alimentos têm algumas contra-indicações por isso as pessoas com os seguintes problemas devem evitar o seu consumo:

  • Hipertensão e problemas cardíacos, uma vez que os alimentos que aceleram o metabolismo aumentam a tensão.
  • Problemas de insónia;
  • Ansiedade, ao serem consumidos duas a três vezes ao dia aumentam os problemas de ansiedade;
  • Problemas intestinais;
  • Problemas na tiróide. A tiróide é uma glândula do sistema endócrino que produz hormonas tiroideias, que não estando normal pode estar aumentada ou diminuída. No caso de estar a funcionar a cima do normal (hipertiroidismo), temos de ter atenção aos alimentos termogénicos ingeridos pois estes pela sua função vão acelerar o metabolismo. Uma pessoa com hipertiroidismo já tem o metabolismo muito acelerado logo este não deve acelerar mais.

Quais são os alimentos termogénicos?

  • Chá verde – Este contém cafeína que por si só aumenta e acelera o metabolismo. É um forte inibidor do apetite.
    Para efeitos de emagrecimento devemos beber até 4 chávenas por dia. Não é recomendado beber após as 17h da tarde pois pode causar insónias.
  • Canela – Aumenta a temperatura corporal o que faz com que o organismo trabalhe mais e gaste mais calorias para atingir ou voltar à temperatura normal, este processo promove o gasto de mais calorias e por conseguinte de um maior emagrecimento. Devemos ingerir uma colher de chá por dia. Pode ser pulverizada no leite e/ ou outras bebidas, bem como na fruta
  • Gengibre – Acelera o metabolismo e favorece a queima de gordura corporal. Pode ser usado como tempero na preparação de pratos de carne quentes, sob a forma de chá ou misturado em batidos de fruta, sendo que duas lascas de gengibre por dia são suficientes.
  • Pimenta vermelha – Promove um maior gasto de energia durante o processo da digestão. Utilizar como tempero de pratos quentes e saladas, uma colher de chá por dia.
  • Café- Aumenta a digestão acelerando a perca calórica. Duas a três chávenas por dia após as refeições é o indicado na ajuda do processo.
  • Vinagre de maçã – Usar como tempero de saladas. Uma colher de chá duas vezes ao dia é o indicado

Todos os alimentos forçam o organismo a gastar energia durante a digestão, mas há um grupo que se destaca por aumentar este gasto, fazendo com que o corpo produza mais calor. Os termogénicos, aceleram o metabolismo basal e aumentam a queima de gordura.

A ingestão diária deles aliada a exercícios físicos, refeições equilibradas e estilo de vida saudável promovem a redução significativa das medidas muito antes do esperado.

No entanto, estes alimentos não devem de ser consumidos mais de 2-3 vezes por dia pois podem provocar efeitos colaterais que podem fazer com que tenhamos de deixar de consumir de vez estes alimentos tão milagrosos.

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Cláudia WiY

Informação Biográfica

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