Álcool e Dieta

 

Definitivamente o álcool não combina com a dieta. E se o objetivo é perder peso ou ganhar massa magra, as bebidas alcoólicas devem de ser abolidas do plano alimentar.

Sabem porquê?

Cada grama de álcool possui 7 calorias, enquanto as proteínas e hidratos de carbono possuem 4 calorias, e as gorduras têm 9 calorias.

Então pensamos: “mais vale beber um licor do que comer azeite de, certo?”

Errado. As calorias presentes no álcool são consideradas “vazias”, por não terem nenhum nutriente. Ou seja, as calorias são convertidas em energia, mas o seu organismo não beneficia em nada.

 

E o álcool não atrapalha somente a dieta! Ele tem efeitos em todo o organismo:

– Diminui a absorção de nutrientes do organismo;
– Desidrata o organismo;
– Reduz a taxa de açúcar no sangue;
– Aumenta os níveis de cortisol;
– Diminui os níveis de testosterona;
– Pode causar deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C.

Em eventos especiais, às vezes é difícil resistir a uma bebida. Assim, para conciliar a dieta e a vida social, o truque é escolher bem e ter moderação para não colocar tudo a perder em algumas doses. Porque senão, fazemos muito exercício físico, comemos bem o mês inteiro e em 5 dias de folia por exemplo como acontece aqui no Carnaval, puff damos uns bons passos atrás. Ou então, sacrificamos a alimentação, corremos e saltamos imenso, e depois de um feriado puff puff a balança sobe.

Para que isso não aconteça, se beber, faça com cautela. E escolha as opções menos calóricas da lista.

Bebida Quantidade Calorias
Aguardente 1 dose (50ml) 115
Cerveja 1 copo (240ml) 101
Conhaque 1 dose (50ml) 125
Daiquiri ½ copo (100ml) 116
Espumante 1 taça 85
Ponche 1 copo (200ml) 100
Rum 1 dose (50ml) 110
Vinho Branco 1 copo (100ml) 142
Vinho Tinto 1 copo (100ml) 65
Muscatel 1 copo (100ml) 137
Vodka 1 dose (30ml) 72
Wisky 1 dose (30ml) 70
Margarita 1 taça (100ml) 270

 

Não podemos ser muito drásticos é um facto, mas não devemos deitar tudo a perder para depois desmotivar. Quando o fazemos temos de ter consciência que a possibilidade de aumentar de peso em muito pouco tempo é grande. Não tem mal desde que, estejamos dispostos a retomar o plano sem culpas.

Escolham muito bem a ocasião em que vão beber para que consigam fazer tudo de uma forma equilibrada. Os flavonóides presentes no vinho actuam como antioxidantes no organismo.

Cláudia WiY

Informação Biográfica

No Comments Yet

Leave a Reply