E este foi o último fim de semana de Verão! Dá sempre uma melancolia nestas datas… pois adoro o verão, o calor, o bom tempo, o cheiro a mar, a pele queimada com marcas de biquíni…. Até as comidas são melhores!!!! Tento sempre mentalizar-me que vem aí outro tipo de bom tempo…

Assim, para aproveitarmos ao máximo, hoje fomos bronzear a pele para que as bochechas fiquem mais rosadas, com cheiro a saúde! Deu para fazer mais uma vez a fotossíntese, ehehehe!

Fomos apanhar sol! Fomos guardar reservas de vitamina D!

A vitamina D é essencial para o corpo humano, a sua ausência pode trazer várias complicações.

Como a sua principal fonte de produção é a exposição solar, lá fomos nós roubar um pouco desta vitamina ao sol. São os raios ultravioleta (UVB) que activam a sua síntese pelo nosso organismo (80 a 90% da nossa fonte de vitamina D vem do sol).

Não é fácil encontrar esta vitamina em alimentos. Existe especialmente em peixes e frutos do mar como é o caso do salmão, do carapau e do marisco. Depois existem fontes que foram enriquecidas com vitamina D, não são fontes naturais, como é o caso de sardinhas e atum enlatado, leite e derivados. Ela também pode ser produzida em laboratório e ser administrada na forma de suplemento, quando há deficiência e para a prevenção e tratamento de uma série de doenças.

A vitamina D é importante….

  • Na manutenção do tecido ósseo;
  • Na absorção do cálcio no intestino;
  • No sistema imunológico (actua nas doenças auto imunes como a artrite reumatóide e a esclerose múltipla);
  • Actua na diabetes tipo 2;
  • A sua ausência facilita a diferenciação celular, aumentando a probabilidade de vários tipos de cancro.
  • O consumo da vitamina D é essencial para as grávidas, a sua falta pode levar a abortos no primeiro trimestre. Já no final da gravidez, a carência do nutriente favorece a pré-eclâmpsia e aumenta as hipóteses da criança ser autista.

Faça Like na nossa página de Facebook

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on pinterest
Share on Pinterest
Share on whatsapp
Share on WhatsApp

Deixe uma resposta